Discursos de resistência em cenários de crise democrática: o campo das artes
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v36nEsp-2020-0Palavras-chave:
Discurso, Resistência, Poder, Democracia, ArtesResumo
No sentido que aqui tomamos das práticas de resistência e naquilo que concerne especificamente ao campo das artes, resiste-se por meio de grandes produções musicais, literárias, cinematográficas, mas não só. Resiste-se, do mesmo modo e cotidianamente, pelas mais diversas formas de expressão que se dão na microesfera, com produções marginais que, se não circulam nos grandes centros, fazem frente, ainda assim, ao exercício do poder. São manifestações que resistem à imposição de políticas públicas que restringem direitos aos mais vulneráveis economicamente, às regulações e normalizações das sexualidades, às diferenciações e violências de gênero, raça, etnia, aos modos de regulação da vida impostos pela sociedade capitalista etc. Foi pensando nessa dinâmica (teórica, artística, política), e ainda pensando ser papel do analista de discursos compreender as práticas históricas de resistência e sua relação com o presente, que propusemos refletir sobre os discursos de resistência inscritos no campo das artes. Neste conjunto de oito textos que aqui apresentamos, o leitor terá a oportunidade de pensar a partir de diferentes perspectivas de análises e refletir com autores e autoras que conduzem a leitura no campo do cinema, da literatura, da música ou, ainda, do trabalho editorial, jornalístico e humorístico, inscrevendo-se também, com isto, em uma prática possível de enfrentamento. Passemos então à apresentação dos artigos.
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