Discursos de resistência em cenários de crise democrática
O campo político
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v36n1-2020-0Palavras-chave:
Discurso, Resistência, Poder, Lutas antiautoritáriasResumo
Esperamos, com este conjunto de textos, contribuir para uma reflexão acerca da política contemporânea e, mais especificamente, sobre as lutas antiautoritárias. Do mesmo modo que Foucault entendida a filosofia como um contrapoder, buscamos deslocar este nosso trabalho, com a contribuição inequívoca dos autores dos artigos e ensaios, da simples prática acadêmica para o interior das formas de resistência; isto porque tratar a política e as lutas antiautoritárias de uma perspectiva teórica das ciências humanas é, sem dúvida, colocar-se na resistência.
Downloads
Referências
Cf. RAGO, Margareth; GALLO, Sílvio. É inútil revoltar-se. In: RAGO, Margareth; GALLO, Sílvio. Michel Foucault e as insurreições: é inútil revoltar-se? São Paulo: CNPq, Capes, Fapesp, Intermeios, 2017.
COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. Tradução Bacharéis em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2009.
FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática de liberdade. In: MOTTA, Manoel Barros da. Michel Foucault: ética, sexualidade e política (Ditos & Escritos V). Tradução Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. p. 264-287.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.
PÊCHEUX, M. Só há causa daquilo que falha ou o inverno político francês: início de uma retificação. In: Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. de Eni Puccinelli Orlandi et al. 4. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2009. p. 269-281.
PELBART, Peter Pál. Aos nossos amigos. In: RAGO, Margareth; GALLO, Sílvio (Org.). Michel Foucault e as insurreições: é inútil revoltar-se? São Paulo: CNPq, Capes, Fapesp, Intermeios, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.