Resistir ao "Future-se"

A autonomia universitária ameaçada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v36n1-2020-1

Palavras-chave:

Universidade, Poder, Resistência, Future-se, Discurso

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca do Programa “Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras”, chamado pelo Ministério da Educação de “Future-se”. Nossa proposta é refletir, com base nos estudos foucaultianos do discurso, acerca das relações de poder e de resistência, considerando a necessidade de se pensar o poder de forma capilarizada, compreendendo que a resistência produz estratégias, o que nos leva a analisar as resistências, para conhecer o poder. Nesse sentido, analisamos as condições de emergência da proposta “Future-se”, levando em conta que ela emerge numa rede enunciativa em que, conectada a outros discursos que constroem a soberania do modo empresarial de gerir as instituições e a vida cotidiana, integra um dispositivo de saber e de poder para o controle da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Gaio, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás.

Kátia Menezes de Sousa, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG.

Referências

ANDIFES. Universidades devem ser resguardadas como patrimônio da sociedade, diz novo presidente da Andifes. 02 ago. 2019. Disponível em: http://www.andifes.org.br/universidades-devem-ser-resguardadas-como-patrimonio-da-sociedade-diz-novo-presidente-da-andifes/. Acesso em: 18 ago. 2019.

BBC BRASIL. Educação: Brasil está entre os que menos gastam com ensino primário, mas tem investimento europeu em universidade, diz OCDE. 12 set. 2017. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41236052. Acesso em: 25 ago. 2019.

BRASIL. Lei nº 9.637 de 15 de maio de 1998. Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais. Diário Oficial da União, Brasília, 18 maio 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9637.htm. Acesso em: 18 set. 2019.

CHAVES, Vera Lúcia Jacob; AMARAL, Nelson Cardoso. A educação superior no Brasil: os desafios da expansão e do financiamento e comparações com outros países. In: CHAVES, Vera Lúcia Jacob; AMARAL, Nelson Cardoso. Revista Educação em questão. v. 51 n. 37 p. 95-120, jan./abr. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7173/5299. Acesso em: 02 set. 2019.

ESTADÃO. MEC cortará verba de universidade por balbúrdia e já enquadra UnB, UFF e UFBA. 30 abr. 2019. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,mec-cortara-verba-de-universidade-por-balburdia-e-ja-mira-unb-uff-e-ufba,70002809579?fbclid=IwAR2muVgNM_zEhxGm9JHrLDiPzkAvGu38B6Ida2rkQjciGolcR_GmmGfZjVg. Acesso em: 11 set. 2019.

ESTADO DE MINAS. Governos de Dilma e Temer também cortaram verbas da educação. 16 mai. 2019. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2019/05/15/interna_politica,1054070/governos-de-dilma-e-temer-tambem-cortaram-verbas-da-educacao.shtml. Acesso em: 10 set. 2019.

FOLHA DE S. PAULO. Novo ministro da educação diz que vai acalmar ânimos e ressalta ser gestor. 09 abr. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/04/novo-ministro-da-educacao-diz-que-vai-acalmar-animos-e-ressalta-ser-gestor.shtml. Acesso em: 05 set. 2019.

FOLHA DE S. PAULO. Orçamento de Bolsonaro para 2020 tira metade dos recursos do MEC para pesquisa. 02 set. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/09/orcamento-de-bolsonaro-para-2020-tira-metade-dos-recursos-do-mec-para-pesquisa.shtml. Acesso em: 10 set. 2019.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos IV: estratégia poder-saber. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos IX: genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 6. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017a.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 6. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017b.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42 ed. Petrópolis: Vozes, 2017c.

G1. Future-se: leia a íntegra da proposta do MEC sobre mudança na gestão de universidades federais. 17 set. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/07/17/future-se-leia-a-integra-da-proposta-do-mec-sobre-mudancas-na-gestao-das-universidades-federais.ghtml. Acesso em: 07 ago. 2019.

G1. Governo interveio em 6 de 12 nomeações de reitores de universidades federais até agosto. 31 ago. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/08/31/governo-interveio-em-6-de-12-nomeacoes-de-reitores-de-universidades-federais-ate-agosto.ghtml. Acesso em: 10 set. 2019.

INEP. Dados do Censo da Educação Superior. 03 out. 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/dados-do-censo-da-educacao-superior-as-universidades-brasileiras-representam-8-da-rede-mas-concentram-53-das-matriculas/21206. Acesso em: 18 ago. 2019.

JORNAL DA USP. Fábricas de conhecimento. 05 abr. 2019. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/fabricas-de-conhecimento/. Acesso em: 25 ago. 2019.

MARTINS, Carlos Benedito. O ensino superior brasileiro nos anos 90. In: MARTINS, Carlos Benedito São Paulo e perspectiva. v. 14 n. 1. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9801.pdf>. Acesso em: 02 set. 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. MEC apresenta programa de inovação no ensino superior para reitores de universidades. 16 jul. 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=78201>. Acesso em: 18 ago. 2019.

PRADO FILHO, Kleber. A genealogia como método histórico de análise de práticas e relações de poder. In: PRADO FILHO, Kleber. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 51, n. 2, p. 311-327, jul./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2017v51n2p311/35699. Acesso em: 21 set. 2019.

PROUNI. Representações gráficas. Disponível em: http://prouniportal.mec.gov.br/dados-e-estatisticas/10-representacoes-graficas. Acesso em: 02 set. 2019.

SENADO NOTÍCIAS. Programa Future-se preocupa reitores quanto à autonomia das universidades. 17 set. 2019. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/09/17/programa-future-se-preocupa-reitores-quanto-a-autonomia-das-universidades. Acesso em: 21 set. 2019.

SILVA, Franklin Leopoldo. Reflexões sobre o conceito e a função da universidade pública. In: SILVA, Franklin Leopoldo. Estudos Avançados. v. 15 n. 42. p. 295-304. 2001. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9807/11379> Acesso em: 26 ago. 2019.

UOL. Novo ministro critica marxismo cultural nas escolas: faz mal à saúde. 02 jan. 2019. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/01/02/ministro-da-educacao-cita-deus-e-critica-marxismo-cultural-nas-escolas.htm. Acesso em: 05 set. 2019.

Downloads

Publicado

2020-06-27

Como Citar

GAIO DE SOUZA, F. M.; MENEZES DE SOUSA, K. Resistir ao "Future-se": A autonomia universitária ameaçada. Letras & Letras, Uberlândia, v. 36, n. 1, p. 1–20, 2020. DOI: 10.14393/LL63-v36n1-2020-1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/51210. Acesso em: 21 nov. 2024.