Os dizentes nos artigos científicos de Linguística - um estudo baseado na Linguística Sistêmico-Funcional e com o auxílio da Linguística de Corpus
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL60-v30n2a2014-3Palavras-chave:
Linguística de Corpus, Linguística Sistêmico-FuncionalResumo
Este artigo analisa os tipos de dizentes, participantes agentes dos verbos do dizer, mais utilizados em artigos da área de Linguística, coletados através da plataforma digitar Scielo. Como fundamentação teórica e metodologia qualitativa de análise, utilizou-se a Linguística Sistêmico-Funcional, formulada por Halliday (1985, 1994) e Halliday & Matthiessen (2004). A Linguística de Corpus possibilitou o tratamento computacional por meio do programa WordSmith Tools (Scott, 2008), que fornece dados quantitativos e contextos de ocorrência de determinadas palavras. Ele foi utilizado na análise para o auxílio na busca dos dizentes mais usados nos artigos científicos da área estudada. Pretende-se contribuir para a elaboração de materiais didáticos e cursos instrumentais que visem à compreensão e produção escrita de artigos científicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.