EVOLVE

A Swiss-Brazilian Interdisciplinary Project to Retrieve Bilingual Terms of Pesticide Chemistry from two Corpora in English and Portuguese

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v39-2022-03

Keywords:

Corpus Linguistics, Translation, Terminological Variants, Pesticide Chemistry, Internationalization

Abstract

Brazil is the second-largest exporter of soybeans and the largest importer of pesticides worldwide. In Pesticide Chemistry, we frequently find terms that are coined in English and still do not have equivalents in Portuguese, such as the term dichlorvos which has variants in Portuguese, such as “diclorvós”, “diclorvos” and “diclórvos”. Based on terminological studies and corpus linguistics, this paper aims to present an interdisciplinary approach developed by a Swiss-Brazilian research group to produce a bilingual glossary of Pesticide Chemistry. To do so, we compiled two corpora of academic texts in English and in Portuguese to (i) find definitions of organophosphorus pesticides in English and their equivalents in Portuguese, (ii) retrieve definitions for the terms based on their contexts in concordance lines. As a result, we identified spelling differences in the terms in Portuguese which have been solved based on the guidelines of normalizing institutions from the area.

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Author Biographies

Dra, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Docente vinculada ao Departamento de Letras Modernas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), câmpus de São José do Rio Preto, onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. É Livre-Docente em Tradução e Ensino de Línguas Baseado em Corpora. Possui mestrado (2004) e doutorado em Estudos Linguísticos (2009) com estágio PDEE-CAPES na Universidade de Manchester (2008), Inglaterra. Realizou um pós-doutorado (Fapesp) na Universidade de Surrey, Inglaterra (2018) sob supervisão de Ana Frankenberg-Garcia e, atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) sob supervisão de Tony Berber Sardinha. É formada em Letras com Habilitação em Tradutor (1992) e em Licenciatura em Letras (1998) e possui especialização em Estudos Avançados da Língua Inglesa (2007). Atualmente coordena o Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) e o projeto de English Teaching Assistants (CAPES/Fulbright) no câmpus de S.J. do Rio Preto. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, lidera o grupo de pesquisa En-Corpora: Ensino baseado e dirigido por corpora, e é membro dos grupos Tradução, Terminologia e Corpora e Grupo de Estudos de Linguística de Corpus-GELC. Suas áreas de interesse são: Estudos da Tradução, Linguística de Corpus, Terminologia, Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, Inglês para Fins Específicos e Acadêmicos. 

José Victor de Souza, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Graduado em Licenciatura em Letras (Português/Inglês) pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Trabalhou como professor voluntário de língua inglesa na Associação Anjo da Guarda. Desenvolveu Iniciação Científica (PIBIC-ICSB). Também realizou estágio como professor de língua inglesa para fins acadêmicos no programa Idiomas sem Fronteiras. Foi bolsista de iniciação científica pela FAPESP. Atualmente, é mestrando bolsista da FAPESP no programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos da Unesp/Ibilce, na área de Linguística Aplicada. Atua nas áreas de ensino de língua inglesa, tradução e terminologia.

Talita Serpa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Bacharelado em Letras com Habilitação em Tradução pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2004), graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Paulista (2020), mestrado em Estudos da Tradução pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) e doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Estadual Paulista ´ Júlio de Mesquita Filho´ IBILCE (2017), tendo realizado Doutorado Sanduíche na School of Arts, Languages and Cultures da The University of Manchester (2015). Atualmente é pós-doutoranda da Universidade Estadual Paulista ´ Júlio de Mesquita Filho´ IBILCE. Também é vice-líder do Grupo En-Corpora: Ensino Baseado e Dirigido por Corpora no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: lingüística de corpus, estudos da tradução baseados em corpus, sociologia da tradução, tradução e tecnologia e ensino de tradução, terminologias das ciências sociais.

Francine de Assis Silveira, Universidade Federal de Uberlândia

Francine de Assis Silveira é professora adjunta na Universidade Federal de Uberlândia-UFU, ministrando aulas no curso de Graduação em Tradução (Bacharelado). Possui graduação em Letras Com Habilitação de Tradutor (Bacharelado), Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Análise Linguística, todos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de São José do Rio Preto. Atua nas áreas de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, pesquisando e atuando principalmente nos seguintes temas: Terminologia, Lexicografia, Tradução e Formação de tradutores, Tradução especializada. Tem experiência como tradutora no par linguístico português/inglês, em especial com textos especializados da área da Saúde. Recentemente, estuda e ministra aulas introdutórias sobre Prática de Tradução de Textos Audiovisuais.

Marcela Marques de Freitas Lima, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutora em química e atuante no processo de ensino de físico-química voltado aos alunos dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Química da UNESP. Coordenadora do LQBoA, onde produzimos conhecimentos novos sobre a estabilidade de pesticidas organofosforados. Coordenadora do projeto VIdAS.

Reto Gubelmann, University of St. Gallen

Doctor of Philosophy. Exploring the capacities of transformer-based LMs to correctly represent formal logical relationships. Head of Program Development and Postdoc in NLP at the University of St.Gallen (HSG).

Siegfried Handschuh, University of St. Gallen

Professor for Data Science. Natural Language Processing, Large-Scale Text Mining, Distributional Semantics, Semantic Computing, Digital Libraries, eHumanities.

Christina Marianne Niklaus, University of St. Gallen

Assistant Professor - University of St. Gallen. Institute/School ICS - Institute of Computer Science. Researcher on Natural Language Processing; Open Information Extraction; Text Simplification.

 

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Published

2023-05-03

How to Cite

PINTO, P. T.; SOUZA, J. V. de; SERPA, T.; SILVEIRA, F. de A.; LIMA, M. M. de F.; GUBELMANN, R.; HANDSCHUH, S.; NIKLAUS, C. M. EVOLVE: A Swiss-Brazilian Interdisciplinary Project to Retrieve Bilingual Terms of Pesticide Chemistry from two Corpora in English and Portuguese. Letras & Letras, Uberlândia, v. 39, n. único, p. e3903 | p. 1–25, 2023. DOI: 10.14393/LL63-v39-2022-03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/68612. Acesso em: 21 nov. 2024.