Resisting Brazilian Government Program "Future-se"

The university autonomy in danger

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v36n1-2020-1

Keywords:

University, Power, Resistance, Future-se, Discourse

Abstract

This article proposes a reflection on the Program “Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras” (Entrepreneurial and Innovative Institutes and Universities Program), called by the Ministry of Education "Future-se". Our proposal is to reflect, based on the key studies of the french philopher Michel Foucault in discourse analysis, about the power and resistance relations, considering the need to think about power in a capillarized way, to understand that resistence produces strategies,12 which leads us to analyze resistances, to know the power. In this sense, we analyze conditions of emergence of the proposal “Future-se”, taking into account that it emerged in an enunciative network in which, connected to other discourses that build the sovereignty of the entrepreneurial way of managing institutions and daily life, it integrates knowledge and power device for population control.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fábio Márcio Gaio de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás.

Kátia Menezes de Sousa, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG.

References

ANDIFES. Universidades devem ser resguardadas como patrimônio da sociedade, diz novo presidente da Andifes. 02 ago. 2019. Disponível em: http://www.andifes.org.br/universidades-devem-ser-resguardadas-como-patrimonio-da-sociedade-diz-novo-presidente-da-andifes/. Acesso em: 18 ago. 2019.

BBC BRASIL. Educação: Brasil está entre os que menos gastam com ensino primário, mas tem investimento europeu em universidade, diz OCDE. 12 set. 2017. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41236052. Acesso em: 25 ago. 2019.

BRASIL. Lei nº 9.637 de 15 de maio de 1998. Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais. Diário Oficial da União, Brasília, 18 maio 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9637.htm. Acesso em: 18 set. 2019.

CHAVES, Vera Lúcia Jacob; AMARAL, Nelson Cardoso. A educação superior no Brasil: os desafios da expansão e do financiamento e comparações com outros países. In: CHAVES, Vera Lúcia Jacob; AMARAL, Nelson Cardoso. Revista Educação em questão. v. 51 n. 37 p. 95-120, jan./abr. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7173/5299. Acesso em: 02 set. 2019.

ESTADÃO. MEC cortará verba de universidade por balbúrdia e já enquadra UnB, UFF e UFBA. 30 abr. 2019. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,mec-cortara-verba-de-universidade-por-balburdia-e-ja-mira-unb-uff-e-ufba,70002809579?fbclid=IwAR2muVgNM_zEhxGm9JHrLDiPzkAvGu38B6Ida2rkQjciGolcR_GmmGfZjVg. Acesso em: 11 set. 2019.

ESTADO DE MINAS. Governos de Dilma e Temer também cortaram verbas da educação. 16 mai. 2019. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2019/05/15/interna_politica,1054070/governos-de-dilma-e-temer-tambem-cortaram-verbas-da-educacao.shtml. Acesso em: 10 set. 2019.

FOLHA DE S. PAULO. Novo ministro da educação diz que vai acalmar ânimos e ressalta ser gestor. 09 abr. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/04/novo-ministro-da-educacao-diz-que-vai-acalmar-animos-e-ressalta-ser-gestor.shtml. Acesso em: 05 set. 2019.

FOLHA DE S. PAULO. Orçamento de Bolsonaro para 2020 tira metade dos recursos do MEC para pesquisa. 02 set. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/09/orcamento-de-bolsonaro-para-2020-tira-metade-dos-recursos-do-mec-para-pesquisa.shtml. Acesso em: 10 set. 2019.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos IV: estratégia poder-saber. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos IX: genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 6. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017a.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 6. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017b.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42 ed. Petrópolis: Vozes, 2017c.

G1. Future-se: leia a íntegra da proposta do MEC sobre mudança na gestão de universidades federais. 17 set. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/07/17/future-se-leia-a-integra-da-proposta-do-mec-sobre-mudancas-na-gestao-das-universidades-federais.ghtml. Acesso em: 07 ago. 2019.

G1. Governo interveio em 6 de 12 nomeações de reitores de universidades federais até agosto. 31 ago. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/08/31/governo-interveio-em-6-de-12-nomeacoes-de-reitores-de-universidades-federais-ate-agosto.ghtml. Acesso em: 10 set. 2019.

INEP. Dados do Censo da Educação Superior. 03 out. 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/dados-do-censo-da-educacao-superior-as-universidades-brasileiras-representam-8-da-rede-mas-concentram-53-das-matriculas/21206. Acesso em: 18 ago. 2019.

JORNAL DA USP. Fábricas de conhecimento. 05 abr. 2019. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/fabricas-de-conhecimento/. Acesso em: 25 ago. 2019.

MARTINS, Carlos Benedito. O ensino superior brasileiro nos anos 90. In: MARTINS, Carlos Benedito São Paulo e perspectiva. v. 14 n. 1. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9801.pdf>. Acesso em: 02 set. 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. MEC apresenta programa de inovação no ensino superior para reitores de universidades. 16 jul. 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=78201>. Acesso em: 18 ago. 2019.

PRADO FILHO, Kleber. A genealogia como método histórico de análise de práticas e relações de poder. In: PRADO FILHO, Kleber. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 51, n. 2, p. 311-327, jul./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2017v51n2p311/35699. Acesso em: 21 set. 2019.

PROUNI. Representações gráficas. Disponível em: http://prouniportal.mec.gov.br/dados-e-estatisticas/10-representacoes-graficas. Acesso em: 02 set. 2019.

SENADO NOTÍCIAS. Programa Future-se preocupa reitores quanto à autonomia das universidades. 17 set. 2019. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/09/17/programa-future-se-preocupa-reitores-quanto-a-autonomia-das-universidades. Acesso em: 21 set. 2019.

SILVA, Franklin Leopoldo. Reflexões sobre o conceito e a função da universidade pública. In: SILVA, Franklin Leopoldo. Estudos Avançados. v. 15 n. 42. p. 295-304. 2001. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9807/11379> Acesso em: 26 ago. 2019.

UOL. Novo ministro critica marxismo cultural nas escolas: faz mal à saúde. 02 jan. 2019. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/01/02/ministro-da-educacao-cita-deus-e-critica-marxismo-cultural-nas-escolas.htm. Acesso em: 05 set. 2019.

Published

2020-06-27

How to Cite

GAIO DE SOUZA, F. M.; MENEZES DE SOUSA, K. Resisting Brazilian Government Program "Future-se": The university autonomy in danger. Letras & Letras, Uberlândia, v. 36, n. 1, p. 1–20, 2020. DOI: 10.14393/LL63-v36n1-2020-1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/51210. Acesso em: 22 jul. 2024.