Resistir ao "Future-se"

A autonomia universitária ameaçada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v36n1-2020-1

Palavras-chave:

Universidade, Poder, Resistência, Future-se, Discurso

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca do Programa “Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras”, chamado pelo Ministério da Educação de “Future-se”. Nossa proposta é refletir, com base nos estudos foucaultianos do discurso, acerca das relações de poder e de resistência, considerando a necessidade de se pensar o poder de forma capilarizada, compreendendo que a resistência produz estratégias, o que nos leva a analisar as resistências, para conhecer o poder. Nesse sentido, analisamos as condições de emergência da proposta “Future-se”, levando em conta que ela emerge numa rede enunciativa em que, conectada a outros discursos que constroem a soberania do modo empresarial de gerir as instituições e a vida cotidiana, integra um dispositivo de saber e de poder para o controle da população.

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Biografia do Autor

Fábio Gaio, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás.

Kátia Menezes de Sousa, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG.

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Publicado

2020-06-27

Como Citar

GAIO DE SOUZA, F. M.; MENEZES DE SOUSA, K. Resistir ao "Future-se": A autonomia universitária ameaçada. Letras & Letras, Uberlândia, v. 36, n. 1, p. 1–20, 2020. DOI: 10.14393/LL63-v36n1-2020-1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/51210. Acesso em: 22 jul. 2024.