A inquietude de Eduardo Agualusa: Passado, identidade e transculturação na Literatura Africana
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL64-v31n1a2015-24Keywords:
Passado, Literatura Africana, SujeitoAbstract
A Literatura Africana possui embates que dialogam com as crises da chamada Pós-modernidade. Uma delas é a questão da identidade. Com base na leitura do livro "O vendedor de Passados" (2004), pretende-se discutir sobre a multiplicidade identitária tanto de suas personagens, como da própria Ãfrica, refletindo sobre o conceito de transculturação, identidade, revisitação do passado. Na obra do escritor angolano Eduardo Agualusa, a trama discursiva se mistura ao projeto inventado e transformado da realidade. Invenção, história, sonho e passado se reinventam para criar uma identidade africana no discurso da obra "O vendedor de Passados". A perspectiva da transculturação surge para questionar paradigmas, para impulsionar outros pontos de partida da história. Literatura, História e Sociedade africanas se encontram em um cenário quase irreal, em que comprar um passado é ter outra identidade e assumi-la.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-07-10
How to Cite
MARTINS, W. R. de M. O.; MARTINS, S. R. O. A inquietude de Eduardo Agualusa: Passado, identidade e transculturação na Literatura Africana. Letras & Letras, Uberlândia, v. 31, n. 1, p. 344–365, 2015. DOI: 10.14393/LL64-v31n1a2015-24. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/29507. Acesso em: 4 dec. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.