O ensino de Gramática no Brasil e em Portugal: perspectivas em confronto
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v33n2a2017-7Keywords:
Linguística Aplicada, Ensino de Língua Portuguesa, Gramática, Ensino de Gramática.Abstract
Este artigo realiza um panorama acerca do ensino de Português como língua materna no Brasil e em Portugal. Dá-se destaque ao trabalho com a gramática em sala de aula, sobretudo no ensino médio (ou secundário). Para isso, expõem-se os documentos que fundamentam, de modo geral, o ensino em ambos os países e, a seguir, aprofundam-se os princípios teórico-metodológicos que norteiam o trabalho com a gramática. Bases legais (BRASIL, 1998, 2000, 2002, 2006; BUESCU et al. 2014) e literatura pertinente (ANTUNES 2003, 2007, 2014; MENDONÇA, 2006; MARCUSCHI, 2008; LOPES, 2005; WACHOWICZ, 2010, entre outros) respaldam as pesquisas documentais e as bibliográficas. Realiza-se, na sequência, uma análise crítico-comparativo acerca das recomendações oficiais para a atividade gramatical nos dois contextos. Tecem-se, por fim, algumas conclusões, que apontam os principais sensos e dissensos entre as abordagens adotadas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.






