Estamos formando professores que conhecem a variação linguística? Uma análise acerca da importância dos dados e das teorias para o ensino de língua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL62-v31n2a2015-8

Palavras-chave:

Variação e Ensino. Contribuições da Sociolinguística. Sociolinguística e Comportamento.

Resumo

Os trabalhos sobre variação do português brasileiro (PB) avançaram no sentido de documentar e explicar a língua. Percebe-se, contudo, um abismo separando ensino e pesquisa, pois o conhecimento científico não tem extrapolado, em todas as suas potencialidades, as fronteiras dos muros acadêmicos. Observa-se, paradoxalmente, que o mercado editorial sobre ensino de língua materna cresce com vigor, porém, privilegia aspectos pedagógicos e metodológicos, como que normatizando a conduta do professor, pouco explorando a apresentação dos fenômenos variáveis. Nesse sentido, se já não formamos mais professores voltados para a defesa do purismo linguístico, como há alguns anos atrás, hoje formamos profissionais muito bem treinados para o discurso acerca da variação, mas com pouco conhecimento dos fenômenos variáveis. Isso se evidencia no modo como alguns desses profissionais classificam certas variantes estigmatizadas: "diferente", "não quer dizer que é errada", "apenas inadequada" - o que deixa entrever o predomínio de um tom valorativo (com o cuidado de ser politicamente correto) no modo como descrevem tais variantes. O papel da sociolingüística, no entanto, consiste não apenas em promover a tolerância à variação, mas levar à compreensão de seus mecanismos. Neste artigo, buscamos reunir algumas das contribuições da sociolingüística para o ensino de língua e discutir se essa disciplina tem cumprido a tarefa de mostrar ao professor a pluralidade linguística (o que é necessário para que ele perceba como legítimas as variedades com as quais vai se deparar em sala de aula) ou tem se limitado a normatizar comportamentos desejáveis ao professor, constituindo, assim, mais uma fonte reguladora da prática docente.

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Biografia do Autor

Tais Bopp da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Professora adjunta do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas, área de Linguística e Ensino

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Publicado

2015-12-29

Como Citar

BOPP DA SILVA, T. Estamos formando professores que conhecem a variação linguística? Uma análise acerca da importância dos dados e das teorias para o ensino de língua. Letras & Letras, Uberlândia, v. 31, n. 2, p. 144–156, 2015. DOI: 10.14393/LL62-v31n2a2015-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/31470. Acesso em: 27 jul. 2024.