Feiticeira Circe em perspectiva
O filme italiano Ulysses (1954) e sua releitura da epopeia grega Odisseia de Homero
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-06Palavras-chave:
Circe, Feiticeira, Odisseia, Filme Ulysses, Silvana ManganoResumo
Contrastar a imagem de feiticeiras em diferentes períodos históricos torna possível compreender como essas figuras caracterizam uma sociedade, especialmente quando isso é feito em representações que se pretendem artísticas. Nesse sentido, este trabalho busca analisar a figura da personagem Circe, na Odisseia de Homero, obra da Grécia Antiga fixada aproximadamente no século VIII a.C., mas sobretudo em sua retomada no filme italiano Ulysses (1954), de Mario Camerini. No contraste entre as obras, encontramos tanto a imagem de uma mulher que foge aos padrões ideais, ainda em formação na Grécia Antiga, e seu propósito paidêutico dentro dessa sociedade, e a já fixada imagem de uma “bruxa”, na Itália de 1954, através da interpretação da atriz Silvana Mangano. Entretanto, esse uso do passado não diz somente respeito a uma adaptação da narrativa homérica; pelo contrário, possui propósitos específicos e revela muito de seu próprio contexto.
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