Eva, Pandora e a criação da mulher nas culturas judaico-cristã e grega

Uma leitura comparada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-49

Palavras-chave:

Figura feminina, Literatura, Mitologias, Judaico-cristianismo, Gregos

Resumo

A figura feminina é um dos aspectos mais explorados na literatura, e em diversas culturas sua origem está envolta em uma névoa: Eva, Pandora, Saravasti, Embla, diversas são as possibilidades a depender do local onde você procure. Neste artigo, são tecidas considerações acerca de Eva, a primeira mulher criada segundo a visão judaico-cristã, tendo como fonte bibliográfica principal a Bíblia Sagrada, especificamente os capítulos 1, 2 e 3 do livro de Gênesis; e Pandora, a primeira mulher criada segundo a visão grega, usando como principais fontes bibliográficas duas obras de Hesíodo: Teogonia; e Os trabalhos e os dias. O objetivo deste artigo não é fazer juízo de valor quanto às origens femininas narradas por ambos os povos, mas tecer comparações, verificando suas semelhanças e suas diferenças, considerando o pensamento formulado por Marcel Detiene, em “Comparar o Incomparável”.

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Biografia do Autor

  • Mara Cleia Barbosa de Farias Silvério, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Mestranda em Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

  • Dolores Puga, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL) e Docente Associada do curso de História da mesma instituição e campus.

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Publicado

13-12-2024

Edição

Seção

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Como Citar

Eva, Pandora e a criação da mulher nas culturas judaico-cristã e grega: Uma leitura comparada. Letras & Letras, Uberlândia, v. 40, n. suplementar, p. e4049 | p. 1–17, 2024. DOI: 10.14393/LL63-v40-2024-49. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/74127. Acesso em: 5 dez. 2025.

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