“Um diálogo criativo”
Uma análise de O sacrifício do cervo sagrado (2017)
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-37Palavras-chave:
Estudos da Adaptação, Ifigênia em Áulis, Eurípides, Recepção dos clássicos, Yorgos LanthimosResumo
Principal referência literária sobre o mito, Ifigênia em Áulis de Eurípides reconta o episódio do sacrifício da filha mais velha do rei de Micenas, Agamêmnon. A obra foi adaptada ao cinema em 1977 no filme Ifigênia e em 2009 no longa-metragem Extranjera. O cineasta grego Yorgos Lanthimos, em seu filme O sacrifício do cervo sagrado, lançado em 2017, propõe um diálogo com o mito de Ifigênia; porém, diferentemente dos filmes anteriores, não se baseia totalmente no texto euripidiano e evita classificar o filme como uma adaptação da tragédia. Com base nos estudos de Hardwick (2003), Hutcheon (2013), Sanders (2006) e Nuñez (2019), o presente artigo tem como objetivo apresentar a tragédia grega e a obra cinematográfica, o perfil do diretor e seus motivos para o tema e, depois, discutir, a partir de análises de momentos-chave na peça e no filme, se o longa de Lanthimos pode ser considerado uma adaptação ou uma apropriação cultural.
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