A função pragmática Tópico na legendagem brasileira de um filme argentino em um estudo de corpus paralelo

Autores

  • Amanda Verdan Dib Universidade Federal Fluminense Autor
  • Paulo Pinheiro-Correa Universidade Federal Fluminense Autor

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL60-v30n2a2014-8

Palavras-chave:

Linguística de Corpus, legendagem, Pragmática

Resumo

Neste estudo de corpus paralelo, analisamos a função pragmática Tópico na legendagem brasileira do filme argentino O Segredo dos seus olhos/El secreto de sus ojos  (Espanha/Argentina, 2009), com o instrumental teórico da Gramática Discursivo-Funcional (GDF). Para levantar as ocorrências, utilizamos o programa YouAlign (Terminotix Inc.), de alinhamento de corpora paralelos. Foram analisados dois tipos de construções de tópicos: as topicalizações e os deslocamentos à esquerda. Os resultados indicaram um expressivo apagamento das construções de tópico dos diálogos originais em espanhol nas legendas brasileiras, o que pode dever-se à natureza do procedimento de legendagem, que tende à simplificação da sintaxe, mas também à resistência ao emprego dessas construções no português brasileiro escrito.

Downloads

Biografia do Autor

  • Amanda Verdan Dib, Universidade Federal Fluminense

    Professora de Língua Espanhola. Mestranda em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense.

  • Paulo Pinheiro-Correa, Universidade Federal Fluminense
    Professor de Língua Espanhola na Universidade Federal Fluminense. Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Pós-Doutorado pela Universidad Complutense de Madrid. Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF (nota Capes 5). Objetos de pesquisa: Aquisição de segundas línguas e Lingüística contrastiva português-espanhol.

Downloads

Publicado

18-12-2014

Como Citar

A função pragmática Tópico na legendagem brasileira de um filme argentino em um estudo de corpus paralelo. Letras & Letras, Uberlândia, v. 30, n. 2, p. 139–155, 2014. DOI: 10.14393/LL60-v30n2a2014-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/27952. Acesso em: 23 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 689

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.