Regimes de verdade e doutrinação

Reflexões sobre a instituição escolar em enunciados do projeto “Escola sem Partido”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v38-2022-30

Palavras-chave:

Estudos Discursivos Foucaultianos., Regimes de Verdade., Escola Sem Partido, Doutrinação, Governamentalidade

Resumo

O presente trabalho apresenta algumas reflexões sobre a pesquisa “Regimes de verdades sobre a instituição escolar em enunciados do projeto ‘Escola sem partido’”, que analisa regimes de verdade que recaem sobre o ambiente escolar, por meio de enunciados presentes no Twitter, especialmente sobre a noção de “doutrinação”. A partir dos Estudos Discursivos Foucaultianos, analisa-se a constituição discursiva da instituição escolar pelos enunciados decorrentes de integrantes e simpatizantes do respectivo movimento político, sobretudo, em relação à noção de doutrinação. Entre outras reflexões, observou-se que, se no plano do conteúdo, os enunciados diziam defender a educação imparcial e sem cunho ideológico por meio da ideia de uma escola “sem partido”, discursivamente, respondiam a jogos de poderes sustentados em discursos conservadores, patriarcais, misóginos e machistas, que demarcam, assim, um dado “partido”, um lado a defender.

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Biografia do Autor

Laurianne Guimarães Mendes, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. SEDUC/MT.

Vinícius Durval Dorne, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

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Publicado

2023-06-09

Como Citar

MENDES, L. G.; DORNE, V. D. Regimes de verdade e doutrinação: Reflexões sobre a instituição escolar em enunciados do projeto “Escola sem Partido”. Letras & Letras, Uberlândia, v. 38, p. e3830 | p. 1–22, 2023. DOI: 10.14393/LL63-v38-2022-30. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/68128. Acesso em: 22 dez. 2024.