Regimes de verdade e doutrinação

Reflexões sobre a instituição escolar em enunciados do projeto “Escola sem Partido”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v38-2022-30

Palavras-chave:

Estudos Discursivos Foucaultianos., Regimes de Verdade., Escola Sem Partido, Doutrinação, Governamentalidade

Resumo

O presente trabalho apresenta algumas reflexões sobre a pesquisa “Regimes de verdades sobre a instituição escolar em enunciados do projeto ‘Escola sem partido’”, que analisa regimes de verdade que recaem sobre o ambiente escolar, por meio de enunciados presentes no Twitter, especialmente sobre a noção de “doutrinação”. A partir dos Estudos Discursivos Foucaultianos, analisa-se a constituição discursiva da instituição escolar pelos enunciados decorrentes de integrantes e simpatizantes do respectivo movimento político, sobretudo, em relação à noção de doutrinação. Entre outras reflexões, observou-se que, se no plano do conteúdo, os enunciados diziam defender a educação imparcial e sem cunho ideológico por meio da ideia de uma escola “sem partido”, discursivamente, respondiam a jogos de poderes sustentados em discursos conservadores, patriarcais, misóginos e machistas, que demarcam, assim, um dado “partido”, um lado a defender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laurianne Guimarães Mendes, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. SEDUC/MT.

Vinícius Durval Dorne, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Referências

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 867/2015. Inclui, entre as diretrizes e bases da educação nacional, o "Programa Escola sem Partido". Disponível em <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1317168&filename=Avulso+-PL+867/2015>. Acesso: 04 de junho de 2023.

CASADO, Letícia. Ministro do TSE determina exclusão de publicações com expressão ‘kit gay’ usadas por Bolsonaro. Folha de S.Paulo, 16 out. 2018. Disponível em: https://cutt.ly/Io0o4eZ. Acesso em: 18 jan. 2023.

CONSULTOR JURÍDICO. WhatsApp vai disponibilizar ao TSE ferramentas de checagem de conteúdo, 17 out. 2018. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2018-out-17/whatsapp-disponibilizar-tse-ferramentas-checagem. Acesso em: 4 jun. 2023.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Loyola, 1996

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1984.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 2008.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FUSINATO, Claudia Vanielle. A invenção histórica da escola e escolarização no Brasil. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 11., 2013, Curitiba. Anais [...] Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013. p. 21011-21025.

MORAIS, Pâmela. O que é ideologia gênero (e por que falam tanto dela)?. Politize!, 23 nov. 2018. Disponível em: https://www.politize.com.br/ideologia-de-genero-questao-de-genero/. Acesso em: 18 jan. 2023.

NAGIB, Miguel. Carta ao professor Iomar. In: CARVALHO, Olavo. O estupro intelectual da criança, 19 set. 2003. Disponível em: http://www.olavodecarvalho.org/convidados/ mnagib.htm. Acesso em: 4 jun. 2023.

TAKAHASHI, F.; GAMBA, E.; SALDAÑA, P. Veja o desempenho da sua escola no Enem 2017. Folha de S.Paulo, 29 jun. 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/ 2018/06/veja-o-desempenho-da-sua-escola-no-enem-2017.shtml. Acesso em: 9 jun. 2023.

TANDOC Jr. Edson C.; LIM, Zheng Wei.; LING, Richard. Defining “fake news”. Digital Journalism, v. 6, n. 2, p. 137-153, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/21670811.2017.1360143.

Downloads

Publicado

2023-06-09

Como Citar

MENDES, L. G.; DORNE, V. D. Regimes de verdade e doutrinação: Reflexões sobre a instituição escolar em enunciados do projeto “Escola sem Partido”. Letras & Letras, Uberlândia, v. 38, p. e3830 | p. 1–22, 2023. DOI: 10.14393/LL63-v38-2022-30. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/68128. Acesso em: 22 jul. 2024.