A disciplina “Literatura: Outras Mídias” em curso de licenciatura em Letras

Abordagens práticas e teóricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-02

Palavras-chave:

Intermidialidade, Ensino Superior, Licenciatura, Literatura, Mídias

Resumo

O presente artigo pretende ressaltar a importância da disciplina Literatura: outras mídias nos cursos de licenciatura em Letras, a partir de um estudo de caso. Foram abordados os aspectos teóricos e metodológicos do plano de ensino aplicado ao 8º período do curso de Letras de uma Instituição de Ensino Superior da rede particular, na região Sul do Brasil. Por fim, discorreu-se sobre a participação dos estudantes e os produtos avaliativos apresentados ao final. A presente análise demonstrará, em primeiro lugar, uma possível abordagem teórica para a disciplina. Em segundo lugar, buscará discorrer sobre a abordagem metodológica e avaliativa adotada, de modo a contribuir para consolidar a importância da disciplina na grade curricular de Letras, assim como nortear os profissionais da área através da prática pedagógica em análise.

Downloads

Biografia do Autor

  • Larissa Degasperi Bonacin, UFPR

    Professora de Literatura no Curso de Letras Português-Inglês e Pedagogia no Centro Universitário Campos Andrade - UNIANDRADE, desde 2014. Tem Mestrado em Teoria Literária pela Uniandrade (2012) e é Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2020).

Referências

ATWOOD, Margaret. O conto da Aia. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Ed. especial. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

CAGNIN, Antonio. Os quadrinhos: um estudo abrangente da arte sequencial – linguagem e semiótica. São Paulo: Criativo, 2014.

CAMARGO, Maria. Dois irmãos: roteiro da série a partir da obra de Milton Hatoum. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.

CHEVALIER, Jean. Dicionário de símbolos. Trad. Vera da Costa e Silva et al. 18. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.

CLÜVER, Claus. Da transposição intersemiótica. In: ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2006, p. 107-166.

CLÜVER, Claus. Inter textus / Inter Artes / Inter Media. Aletria, n. 14, p. 11-41, jul-dez. 2006. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/issue/view/96. Acesso em: 01 set. 2020. https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.10-41

COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2016.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial: princípios e práticas do lendário cartunista. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

GRUPO GALPÃO. Imagens de uma história. Catálogo. Projeto gráfico: Lápis Raro. s/d.

GENETTE, Gérard. Palimpsestos – A literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Edições Viva Voz, 2010.

HATOUM, Milton. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.

IMDB. Madame Bovary. 2015. Disponível em: http://www.imdb.com/title/tt2334733/ ?ref_=nm_flmg_act_9>. Acesso em: 28 de set. 2020.

LISBOA, Adriana. Um beijo de colombina. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

MACKENZIE, Mairi. …Ismos: para entender a moda. São Paulo: Globo, 2010.

MOON, Fabio.; BÁ, Gabriel. Dois irmãos; baseado na obra de Milton Hatoum. São Paulo: Quadrinhos da CIA, 2015.

MOON, Fábio.; BÁ, Gabriel. O alienista; baseado na obra de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Agir, 2007.

NAVAS, Adolfo Montejo. Fotografia e poesia [afinidades eletivas]. São Paulo: UBU Editora, 2017.

NAULT, Renée. O conto da Aia: graphic novel. Arte e adaptação Renée Nault; trad. Ana Deiró. Rio de Janeiro: Rocco, 2019.

PELLEGRINI, Tânia. Narrativa verbal e narrativa visual: possíveis aproximações. In: PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo/ Instituto Itaú Cultural, 2003.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

RAJEWSKY, Irina. Intermidialidade, intertextualidade e remediação: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs Flores N. (Org.). Intermidialidade e Estudos Interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.

RIGGS, Ranson. Mapa dos dias. São Paulo: Intrínseca, 2018.

SANTOS, Roberto. Aspectos da linguagem, da narrativa e da estética das histórias em quadrinhos: convenções e rupturas. In: VERGUEIRO, Waldomiro; SANTOS Roberto E. dos (orgs.). A linguagem dos quadrinhos: estudos de estética, linguística e semiótica. São Paulo: Criativo, 2015.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

TOMAZ, Renata. A geração dos millennials e as novas possibilidades de subjetivação. Revista Comunicare, v. 13, n. 1, p. 100-110, 2013.

UBERSFELD, Anne. A representação dos clássicos: reescritura ou museu? Trad. Fátima Saadi. Folhetim, n. 13, p. 08-37, abr.-jun. 2002.

Downloads

Publicado

30-06-2021

Como Citar

A disciplina “Literatura: Outras Mídias” em curso de licenciatura em Letras: Abordagens práticas e teóricas. Letras & Letras, Uberlândia, v. 37, n. 1, p. 17–30, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n1-2021-02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/57580. Acesso em: 23 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 398

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.