A disciplina “Literatura: Outras Mídias” em curso de licenciatura em Letras

Abordagens práticas e teóricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-02

Palavras-chave:

Intermidialidade, Ensino Superior, Licenciatura, Literatura, Mídias

Resumo

O presente artigo pretende ressaltar a importância da disciplina Literatura: outras mídias nos cursos de licenciatura em Letras, a partir de um estudo de caso. Foram abordados os aspectos teóricos e metodológicos do plano de ensino aplicado ao 8º período do curso de Letras de uma Instituição de Ensino Superior da rede particular, na região Sul do Brasil. Por fim, discorreu-se sobre a participação dos estudantes e os produtos avaliativos apresentados ao final. A presente análise demonstrará, em primeiro lugar, uma possível abordagem teórica para a disciplina. Em segundo lugar, buscará discorrer sobre a abordagem metodológica e avaliativa adotada, de modo a contribuir para consolidar a importância da disciplina na grade curricular de Letras, assim como nortear os profissionais da área através da prática pedagógica em análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Degasperi Bonacin, UFPR

Professora de Literatura no Curso de Letras Português-Inglês e Pedagogia no Centro Universitário Campos Andrade - UNIANDRADE, desde 2014. Tem Mestrado em Teoria Literária pela Uniandrade (2012) e é Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2020).

Referências

ATWOOD, Margaret. O conto da Aia. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Ed. especial. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

CAGNIN, Antonio. Os quadrinhos: um estudo abrangente da arte sequencial – linguagem e semiótica. São Paulo: Criativo, 2014.

CAMARGO, Maria. Dois irmãos: roteiro da série a partir da obra de Milton Hatoum. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.

CHEVALIER, Jean. Dicionário de símbolos. Trad. Vera da Costa e Silva et al. 18. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.

CLÜVER, Claus. Da transposição intersemiótica. In: ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2006, p. 107-166.

CLÜVER, Claus. Inter textus / Inter Artes / Inter Media. Aletria, n. 14, p. 11-41, jul-dez. 2006. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/issue/view/96. Acesso em: 01 set. 2020. https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.10-41

COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2016.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial: princípios e práticas do lendário cartunista. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

GRUPO GALPÃO. Imagens de uma história. Catálogo. Projeto gráfico: Lápis Raro. s/d.

GENETTE, Gérard. Palimpsestos – A literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Edições Viva Voz, 2010.

HATOUM, Milton. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.

IMDB. Madame Bovary. 2015. Disponível em: http://www.imdb.com/title/tt2334733/ ?ref_=nm_flmg_act_9>. Acesso em: 28 de set. 2020.

LISBOA, Adriana. Um beijo de colombina. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

MACKENZIE, Mairi. …Ismos: para entender a moda. São Paulo: Globo, 2010.

MOON, Fabio.; BÁ, Gabriel. Dois irmãos; baseado na obra de Milton Hatoum. São Paulo: Quadrinhos da CIA, 2015.

MOON, Fábio.; BÁ, Gabriel. O alienista; baseado na obra de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Agir, 2007.

NAVAS, Adolfo Montejo. Fotografia e poesia [afinidades eletivas]. São Paulo: UBU Editora, 2017.

NAULT, Renée. O conto da Aia: graphic novel. Arte e adaptação Renée Nault; trad. Ana Deiró. Rio de Janeiro: Rocco, 2019.

PELLEGRINI, Tânia. Narrativa verbal e narrativa visual: possíveis aproximações. In: PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo/ Instituto Itaú Cultural, 2003.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

RAJEWSKY, Irina. Intermidialidade, intertextualidade e remediação: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs Flores N. (Org.). Intermidialidade e Estudos Interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.

RIGGS, Ranson. Mapa dos dias. São Paulo: Intrínseca, 2018.

SANTOS, Roberto. Aspectos da linguagem, da narrativa e da estética das histórias em quadrinhos: convenções e rupturas. In: VERGUEIRO, Waldomiro; SANTOS Roberto E. dos (orgs.). A linguagem dos quadrinhos: estudos de estética, linguística e semiótica. São Paulo: Criativo, 2015.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

TOMAZ, Renata. A geração dos millennials e as novas possibilidades de subjetivação. Revista Comunicare, v. 13, n. 1, p. 100-110, 2013.

UBERSFELD, Anne. A representação dos clássicos: reescritura ou museu? Trad. Fátima Saadi. Folhetim, n. 13, p. 08-37, abr.-jun. 2002.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

BONACIN, L. D. A disciplina “Literatura: Outras Mídias” em curso de licenciatura em Letras: Abordagens práticas e teóricas. Letras & Letras, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 17–30, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n1-2021-02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/57580. Acesso em: 18 maio. 2022.