Temáticas da Inquisição no teatro de Dias Gomes
Um olhar sobre a peça "O Santo Inquérito"
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v36n2-2020-1Palavras-chave:
Dias Gomes, O Santo Inquérito, Inquisição, Brasil Colonial, HeresiaResumo
A peça de teatro O Santo Inquérito, escrita por Dias Gomes, aborda acerca das questões que envolvem tanto o tempo ficcional da trama, o qual se situa no Brasil Colônia, quanto o tempo da enunciação, momento de efervescência política devido à presença dos militares no poder. Essas duas temporalidades são reveladoras do processo de perseguição por que os indivíduos, sobretudo os inferiorizados, passaram. Por meio da alegoria, esse dramaturgo baiano alcança a invisibilidade diante dos censores e tece uma tragédia de resistência ao totalitarismo. O objetivo deste artigo é analisar como se estabelece as temáticas da Inquisição no texto de Gomes além de refletir sobre a prática da heresia durante o período colonial.
Downloads
Referências
BETHENCOURT, Francisco. História das Inquisições: Portugal, Espanha e Itália – séculos XV-XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Livros proibidos, ideias malditas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente 1300-1800: uma cidade sitiada. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
EYMERICH, Nicolau. Manual dos Inquisidores. Trad. Maria José Lopes da Silva. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, Fundação Universidade de Brasília, 1993.
GOMES, Dias. O Santo Inquérito. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visões do paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MOTT, Luiz. Bahia: inquisição e sociedade [online]. Salvador: EDUFBA, 2010. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523208905
NIETZSCHE, F. A origem da tragédia. São Paulo: Editora Moraes, 1984.
NOGUEIRA, Carlos Roberto F. Nogueira. O Diabo no imaginário cristão. São Paulo: Editora Ática, 1986.
NOVINSKY, Anita. A inquisição. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
SACRAMENTO, Igor Pinto. Dias Gomes com opinião: o individual e o coletivo na consolidação da dramaturgia nacional-popular. Revista Baleia na Rede: estudos em artes e sociedade, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 92-114, 2012. DOI: https://doi.org/10.36311/1808-8473.2012.v1n9.2837
SOUZA, Laura de Mello. O Diabo e a Terra de Santa Cruz. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
TORRES, Marie-Hélène Catherine. O Satanismo. In: TORRES, Marie-Hélène Catherine. Cruz e Souza e Baudelaire: satanismo poético. Florianópolis: Editora EDFSC, 1998. p. 33-59.
TUAN, Yi-Fu. Paisagens do medo. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
VAINFAS, Ronaldo. Trópico dos pecados: moral, sexualidade e Inquisição no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.