Em nome do pai
A nova ordem do poder
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v36n1-2020-11Palavras-chave:
Análise do discurso, Ensino, Censura, Decisão judicial, PoderResumo
A liberdade de aprender e ensinar é uma garantia consagrada pela Constituição Federal de 1988. Apesar disso, não raro, encontramos tentativas que buscam suprimir essa garantia constitucional por meio da força impositiva do Estado. É o caso da decisão judicial, tomada por uma desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em que se permitiu que a deputada estadual Ana Caroline Campagnolo mantivesse seu canal informal de denúncias contra professores doutrinadores. Na decisão, a magistrada relatora não vislumbra ilegalidades na conduta da parlamentar. Nesse contexto, nossa pesquisa, numa conexão entre a Análise do Discurso francesa e o Direito, pretende investigar, no corpus em cena, as marcas discursivas presentes no texto decisório que levam a inferir que a decisão em tela coaduna-se com as ideologias que caracterizam o governo do presidente Jair Bolsonaro e, no limite, incentivam que se vigie e puna professores por expressarem resistência à nova ordem política.
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