Representações sobre ensino de espanhol como língua estrangeira: entre a possibilidade e a contingência

Autores

  • Fernanda Peçanha Carvalho COL

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL65-v32n3a2016-11

Palavras-chave:

Língua Espanhola, Lei Nº 11.161/2005, Representações, Análise de Discurso, Professores E/LE

Resumo

O artigo versa sobre as representações dos sujeitos-professores de espanhol como língua estrangeira (E/LE) de Belo Horizonte e região metropolitana sobre o ensino de espanhol e seus efeitos de sentido na constituição subjetiva do professor. A pesquisa ancora-se na Análise de Discurso franco-brasileira que parte dos estudos pecheutianos em interface com a psicanálise lacaniana. Em nosso percurso metodológico empregamos como dispositivo de análise dos fatos linguísticos de nosso corpus a interpretação (ORLANDI, 2012), as ressonâncias discursivas (SERRANI-INFANTE, 1998), as noções de intra e interdiscurso (PÊCHEUX, 1974), algumas modalidades da heterogeneidade enunciativa (AUTHIER-REVUZ, 1998, 2004) e noções tomadas da psicanálise. Através dos gestos de interpretação depreendemos significantes que configuram o ensino de E/LE nos circuitos da contingência e da possibilidade. 

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Biografia do Autor

Fernanda Peçanha Carvalho, COL

Doutoranda e Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Licenciada em Letras, habilitação em língua portuguesa(2004) e língua espanhola pela UFMG (2006). Atualmente é professora efetiva de língua espanhola do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (COLTEC-UFMG). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso francesa em interface com psicanálise, ensino de línguas estrangeiras, intercâmbio linguístico, internacionalização de experiências escolares e pluralidade cultural. 

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Publicado

2016-11-03

Como Citar

CARVALHO, F. P. Representações sobre ensino de espanhol como língua estrangeira: entre a possibilidade e a contingência. Letras & Letras, [S. l.], v. 32, n. 3, p. 185–214, 2016. DOI: 10.14393/LL65-v32n3a2016-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/33288. Acesso em: 18 ago. 2022.