Curta Murilo

Insólitas pirotecnias entre textos e tela

Autores

  • Maria Zilda Cunha Universidade de São Paulo
  • Maria Auxiliadora Fontana Baseio UNISA

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v34n2a2018-9

Palavras-chave:

Insólito, Narrativa literária, Narrativa fílmica, Tradução intersemiótica, Murilo Rubião

Resumo

É fato que Murilo tornou-se um dos mais importantes escritores do conto fantástico no Brasil e que sua escritura projeta reflexões sempre novas acerca das configurações do insólito tal como se constrói em suas narrativas. Compreende-se com David Roas (2004) que a irrupção do insólito implica experiência inquietante no leitor ante a falta de sentido revelada pela fratura de "representação" referencial da realidade vivida, conduzindo à necessidade de questionamento da validade dos sistemas de percepção do real. O propósito deste ensaio é discutir, à luz dos Estudos Comparados de Literatura, na perspectiva das possibilidades oferecidas pela tradução intersemiótica, proposta por Julio Plaza, as projeções do insólito na narrativa literária de Murilo e na obra fílmica de Olímpio Costa. O conto de Murilo Rubião, "O Ex-mágico da Taberna Minhota",inserido no livro de estreia do escritor mineiro, assinala a irrupção do inesperado, mostrando-se como "uma literatura do contra", conforme Candido (2011). Essa narrativa reverberou variadas transposições intersemióticas, entre as quais a animação de Olímpio Costa, que, à sua maneira, reinventa a genialidade muriliana fazendo casamentos inusitados entre os contos "Teleco" e "O Ex-Mágico", em um roteiro permeado pela atmosfera estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Zilda Cunha, Universidade de São Paulo

Pós-doutora em Ciências, Educação e Humanidades pela UERJ, pós-doutoranda em Letras pela Universidade do Minho (Portugal). Professora do Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, Coordenadora da área de Literatura Infantil e Juvenil e vice-diretora do Centro de Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa da USP.

Maria Auxiliadora Fontana Baseio, UNISA

Pós-doutoranda em Letras pela Universidade do Minho (Portugal), professora do Programa de Mestrado da Universidade de Santo Amaro. Líder do Grupo de Pesquisas Arte, Cultura e Imaginário.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

CUNHA, M. Z.; FONTANA BASEIO, M. A. Curta Murilo: Insólitas pirotecnias entre textos e tela. Letras & Letras, Uberlândia, v. 34, n. 2, p. 137–155, 2018. DOI: 10.14393/LL63-v34n2a2018-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/39802. Acesso em: 24 maio. 2024.