"Petúnia", de Murilo Rubião, e o diálogo com os contos populares

Autores

  • Lilliân Alves Borges Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v34n2a2018-3

Resumo

É incontestável a contribuição de Murilo Rubião para a literatura brasileira, em específico quando tratamos da literatura fantástica. Rubião nos insere em um universo insólito, impulsionando-nos a pensar e repensar sobre como sua literatura é impactante para os leitores e também para aqueles que a estudam. Nesta proposta, analisaremos o conto "Petúnia", do referido escritor mineiro, trazendo diálogos possíveis com os mitos e com os contos de fadas tradicionais, de Charles Perrault, Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, Joseph Jacobs e também com os contos populares, como "A menina enterrada viva". Esses diálogos são embasados pela noção de intertextualidade, especialmente, a tratada pela estudiosa Júlia Kristeva. Ademais pretendemos demonstrar como Murilo Rubião transgride com a literatura por meio da irrupção do fantástico, e como tal irrupção sugere a transgressão dos padrões sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilliân Alves Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda em Estudos Literários na Universidade Federal de Uberlândia - UFU, com início no ano de 2017. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Especialista pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2009) no curso de Pós Graduação "Lato Sensu" Especialização em Crítica Literária e Ensino de Literatura. Graduada em Letras, com licenciatura pela em Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal de Uberlândia -UFU (2007). Vice-líder do Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas/CNPq e integrante do grupo de estudo Nós do insólito: vertentes da ficção, da teoria e da crítica - UERJ. Estudos com ênfase no espaço literário, narrativa fantástica, com interesse especial sobre a obra do escritor Graciliano Ramos.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

BORGES, L. A. "Petúnia", de Murilo Rubião, e o diálogo com os contos populares. Letras & Letras, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 44–56, 2018. DOI: 10.14393/LL63-v34n2a2018-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/39803. Acesso em: 25 maio. 2022.