Contribuições para o ensino das orações principais em construções completivas do português

Autores

  • Adriana Aparecida da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.14393/10.14393/LL63-v32n4a2016-2

Palavras-chave:

Sintaxe, Livro Didático, Orações Subordinadas, Ensino.

Resumo

Motivados pela problemática que envolve o ensino de gramática nas salas de aula, apresentamos, neste trabalho, uma proposta didático-pedagógica para o tratamento das orações principais em períodos compostos por subordinação (construções completivas). Investigamos o tratamento dado às orações principais em livros didáticos, partindo-se da premissa de que há uma deficiência na abordagem dessas orações, uma vez que são focalizadas apenas as orações subordinadas (quanto à função sintática que exercem em relação à oração principal). A partir de uma abordagem funcionalista da língua, com base em estudos de Castilho (2012) e Neves (2001), discutimos o estatuto semântico-pragmático dessas orações, propondo uma abordagem mais significativa da sintaxe em sala de aula.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

SILVA, A. A. da. Contribuições para o ensino das orações principais em construções completivas do português. Letras & Letras, [S. l.], v. 32, n. 4, p. 30–46, 2016. DOI: 10.14393/10.14393/LL63-v32n4a2016-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35309. Acesso em: 9 dez. 2022.