Análise do encaminhamento de atividades para a prática de análise linguística em livro didático do Ensino Fundamental

Autores

  • Rita Maria Decarli Bottega Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Isabel Mattei Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-1

Palavras-chave:

Livro didático, Ensino Fundamental, Análise linguística

Resumo

O livro didático distribuído gratuitamente aos alunos de escolas públicas do país constitui-se, em grande parte das vezes, como o principal material de apoio utilizado pelos professores da Educação Básica. Diante dessa realidade, a proposta deste artigo é analisar algumas atividades voltadas para o ensino de leitura, especificamente no que se refere à proposta da prática de análise linguística em gêneros textuais do livro do 9º ano do Ensino Fundamental intitulado Jornadas.port, das autoras Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho (2012), buscando estabelecer relações com a concepção de linguagem apresentada no Manual do Professor. A análise das seções selecionadas - Recursos linguísticos; Reflexão sobre a língua; e Fique atento... - tiveram como foco, além do conteúdo apresentado no Manual do Professor, os contrastes entre o ensino normativo e o ensino reflexivo (análise linguística). Constatou-se, a partir das análises, que o livro em questão privilegia encaminhamentos e atividades condizentes com a proposta de análise linguística, na seção Recursos linguísticos, e com o ensino de regras gramaticais, nas seções Reflexão sobre a língua e Fique atento..., estabelecendo, portanto, na maior parte dos encaminhamentos, um direcionamento voltado para o ensino normativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Maria Decarli Bottega, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutora em Educação, docente do Curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e do Profletras. E-mail ribottega@uol.com.br

Isabel Mattei, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Aluna do Mestrado Profissional em Letras - Profletras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Paraná.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

BOTTEGA, R. M. D.; MATTEI, I. Análise do encaminhamento de atividades para a prática de análise linguística em livro didático do Ensino Fundamental. Letras & Letras, [S. l.], v. 32, n. 4, p. 14–29, 2016. DOI: 10.14393/LL63-v32n4a2016-1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/34300. Acesso em: 8 ago. 2022.