A construção imagético-imaginária do não-lugar do desejo em VOU-ME EMBORA PRA PASÁRGADA de Manuel Bandeira

Autores

  • Monaliza Rios Silva UFERSA
  • Milena Karine De Souza Wanderley UFMS

Palavras-chave:

Imaginário, não-lugar, desejo, paraíso, desconstrução

Resumo

A transitoriedade das referências ainda não nos parece ter tirado a necessidade da poesia diante da caótica teia de significação do bombardeamento de informação diária. Tudo é muito novo e torna-se obsoleto com uma velocidade aterradora. Nesse contexto, trazer à tona uma leitura imagético-imaginária de um poema tão aclamado de Manuel Bandeira parece ser a contracorrente que nos apregoa à retomada de um referencial, contudo apreciando-o a partir de outro ponto axiológico: o não-lugar do desejo. Com efeito, procuramos discutir aqui a construção das imagens que compõem o espaço de Pasárgada em "Vou-me embora pra Pasárgada" de Bandeira, tendo como princípio analítico a desconstrução do arquétipo do paraíso cristão para a construção do lugar imaginário. Como referencial teórico, partiremos da fenomenologia de Gaston Bachelard em A poética do Espaço (1978), da construção do imaginário a partir das discussões filosóficas de Jean Paul Sartre em O imaginário (1996) e das considerações do antropólogo Marc Augé sobre a significação dos Não-lugares (1996).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monaliza Rios Silva, UFERSA

Mestra em Literatura e Cultura pela UFPB. Professora Assistente de Literaturas Inglesa e Americana da UFERSA.

Milena Karine De Souza Wanderley, UFMS

Aluna do programa de Pós-Graduação em Letras na UFMS - Mestrado, campus Três Lagoas, orientanda da profª Drª Kelcilene Grácia-Rodrigues. Bolsista da CAPES.

Downloads

Publicado

2014-12-06

Como Citar

SILVA, M. R.; WANDERLEY, M. K. D. S. A construção imagético-imaginária do não-lugar do desejo em VOU-ME EMBORA PRA PASÁRGADA de Manuel Bandeira. Letras & Letras, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 103–119, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/27400. Acesso em: 10 ago. 2022.