O tema da evasão em contos de Luiz Vilela
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL64-v31n1a2015-13Palavras-chave:
Literatura brasileira contemporânea, Crítica literária, Teoria do conto.Resumo
O presente artigo apresenta a análise das diferentes abordagens que o tema da evasão - topos romântico, que reflete ideais utópicos e desejo de escapismo - recebe em alguns contos de Luiz Vilela. Dentre eles, "Vazio", de Tremor de terra (1967), "Os tempos mudaram", de Lindas pernas (1979), "As neves de outrora", "O fim de tudo" e "Não quero nem mais saber", de O fim de tudo (1973) e "Era aqui", de Você verá (2013). Nossa leitura, adotando a proposta de Ricardo Piglia, desenvolve-se a partir do apontamento da primeira e da segunda história desses contos, indicando que em Luiz Vilela o caráter duplo dos contos que tratam do desejo de evasão se estrutura na oposição temporal, tanto entre passado-presente quanto entre presente-futuro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.