Contexto de produtividade das perífrases de gerúndio e particípio no PB e na variedade do espanhol do México e sua significação aspectual

Authors

  • Maria Mercedes Riveiro Sebold Universidade Federal do Rio de Janeiro Author
  • Anne Katheryne Estebe Maggessy Universidade Federal do Rio de Janeiro Author

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL60-v30n2a2014-13

Keywords:

Aspecto, Perífrase, Formas nominais,

Abstract

Neste artigo, centramos nossa análise na noção aspectual para contrastar duas línguas ricas morfologicamente. Trataremos das perífrases de gerúndio e particípio e sua produtividade no Português do Brasil (doravante PB) e na variedade do espanhol do México (doravante EM) a partir da metodologia da linguística de corpus. Na primeira seção deste artigo, trataremos da noção de aspecto. Na segunda seção, trataremos da noção de perífrase e dos traços que caracterizam as perífrases de gerúndio e de particípio. Na terceira seção, trataremos da produtividade das perífrases de gerúndio e particípio no PB e no EM e, finalmente, na quarta seção, trataremos das noções aspectuais veiculadas por tais perífrases. Compartilhamos com Wachowicz (2006) que nas perífrases pode haver uma diferença de acordo com a forma nominal que compõe a mesma. Nessa perspectiva, a terminação da forma nominal -ndo, do gerúndio se combinaria com eventos atélicos , ao passo que a terminação -do, do particípio, se combinaria com eventos télicos.

Downloads

Author Biographies

  • Maria Mercedes Riveiro Sebold, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Professora Doutora de Língua Espanhola do Departamento de Letras Neolatinas da UFRJ
  • Anne Katheryne Estebe Maggessy, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Aluna de doutorado do programa de Pós Graduação em Letras Neolatinas da UFRJ

Published

2014-12-18

How to Cite

Contexto de produtividade das perífrases de gerúndio e particípio no PB e na variedade do espanhol do México e sua significação aspectual. Letras & Letras, Uberlândia, v. 30, n. 2, p. 261–290, 2014. DOI: 10.14393/LL60-v30n2a2014-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/27981. Acesso em: 5 apr. 2025.

Similar Articles

1-10 of 44

You may also start an advanced similarity search for this article.