As construções com SE na produção escrita de brasileiros aprendizes de espanhol como língua estrangeira

Um estudo baseado em corpus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL60-v30n2a2014-4

Palavras-chave:

Construções-SE, ELE, Gramática Cognitiva, Estudos Comparativos

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a produção de construções com o clítico SE (doravante construções-SE) em língua espanhola por aprendizes brasileiros de Espanhol como língua estrangeira (ELE). Nessa análise, cujo referencial teórico é a Gramática Cognitiva, serão tratadas em especial as construções reflexivas, médias, impessoais e passivas. Após breve introdução teórica, apresentamos nosso corpus de estudo, exibimos e discutimos os resultados do levantamento das construções-SE nesse corpus. Na discussão, comparamos os dados que obtivemos com aqueles observados em outros dois corpora de falantes nativos, um para o Espanhol na variedade peninsular e outro para o Português Brasileiro (doravante PB). Finalmente, com base nessa comparação, fazemos algumas considerações sobre a produção das construções-SE em nosso corpus de estudo e os fatores que possivelmente têm influência nesse processo.

Downloads

Biografia do Autor

  • Benivaldo José de Araújo Júnior, Universidade de São Paulo (USP)

    Diplomado em Estudos Hispânicos pela Universidade de Barcelona. Bacharel e licenciado em Letras-Espanhol, mestre e doutor em Língua Espanhola pela FFLCH-USP, com pesquisas voltadas para a comparação entre o português brasileiro e o espanhol focando as construções passivas e impessoais em ambas as línguas. Atuou no programa de extensão Español en el Campus como ccordenador (2003) e monitor (2003-2006). Foi professor de língua espanhola em cursos livres e participou de publicações (livros e dicionários) como autor e tradutor.

Downloads

Publicado

18-12-2014

Como Citar

As construções com SE na produção escrita de brasileiros aprendizes de espanhol como língua estrangeira: Um estudo baseado em corpus. Letras & Letras, Uberlândia, v. 30, n. 2, p. 64–81, 2014. DOI: 10.14393/LL60-v30n2a2014-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/27834. Acesso em: 22 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 550

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.