Uma metodologia de perfilação gramatical sistêmica baseada em corpus

Autores

  • Giacomo Figueredo Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL60-v30n2a2014-2

Palavras-chave:

Perfilação gramatical, metodologia baseada em corpus, dinâmica textual, espaço gramatical

Resumo

Embasado nos pressupostos da Linguística de Corpus (LC), este artigo apresenta uma metodologia de investigação de funções gramaticais, a qual inclui as etapas de compilação, extração e análise de dados da gramática. Denominada perfilação gramatical, a metodologia apresentada neste artigo possibilita a identificação de padrões e subsequente descrição, principalmente da forma como a gramática é empregada na organização do texto - a dinâmica textual. A perfilação gramatical lança mão da teoria sistêmico-funcional devido ao fato de essa teoria abranger as relações entre a gramática, sua expressão e a organização do texto. Para a perfilação gramatical deste artigo, foi utilizado como Exemplo de Pesquisa um corpus composto por dez minibiografias produzidas em português brasileiro. Os passos da perfilação incluem um mapeamento das funções gramaticais, o estabelecimento da distância topológica entre as funções e, por fim, o movimento do emprego das funções no espaço gramatical - constituindo assim a perfilação. Como resultado, este artigo apresenta a forma pela qual a metodologia da perfilação gramatical pode contribuir para o desenvolvimento das pesquisas de corpus, em particular quando o foco é a gramática. Especificamente, a perfilação gramatical se mostra efetiva na compilação e análise de corpora para além da relação item lexical/token, compreendendo igualmente categorias teóricas/funções gramaticais. Demonstra ainda como é possível compilar e extrair dados de corpora inclusive para a forma como são empregados na dinâmica textual, o que, de outra forma, não seria possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giacomo Figueredo, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Departamento de Letras.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

FIGUEREDO, G. Uma metodologia de perfilação gramatical sistêmica baseada em corpus. Letras & Letras, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 17–45, 2014. DOI: 10.14393/LL60-v30n2a2014-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/27731. Acesso em: 26 maio. 2022.