O discurso institucional sobre a mobilidade internacional Brasil-Colômbia e a formação do professor de espanhol

um estudo das relações dialógicas no Instagram de uma Instituição de Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-60

Palavras-chave:

Discurso institucional, Mobilidade internacional, Formação de professor, Internacionalização, Análise Dialógica do Discurso

Resumo

Este estudo apresenta uma discussão sobre o discurso institucional de um Instituto Federal sobre a mobilidade acadêmica como forma de divulgação de um programa de intercâmbio promovido pela instituição, bem como as avaliações e produções de sentido sobre essas experiências, tanto sob a perspectiva dos estudantes participantes quanto sob a perspectiva da própria instituição. À luz do conceito de língua do Círculo de Bakhtin, analisamos as relações dialógicas em 3 posts do Instagram de uma Instituição de Ensino Superior do nordeste brasileiro. Os posts refletem e refratam a experiência de uma mobilidade internacional de 1 semestre acadêmico vivenciada por 2 estudantes brasileiros do curso Letras/Espanhol no segundo semestre de 2023. A análise do corpus revela que o discurso institucional mantém relações dialógicas com o discurso jornalístico, constituindo-se, predominantemente, por meio do discurso dos estudantes, citado de forma direta, garantindo-lhe uma ênfase valorativa positiva em relação à relevância da mobilidade internacional na formação do futuro professor de espanhol. Conjuntamente, o discurso institucional se torna um palco em que, pelo menos, 2 opiniões se encontram: por um lado, a experiência internacional no país em que a língua estrangeira é falada como primeira língua é importante; por outro lado, ela não é imprescindível. No debate ideológico, o discurso institucional responde ao contexto brasileiro mais imediato, em que cursos de formação de professores, devido à desvalorização da carreira docente, não têm demonstrado índices satisfatórios quanto ao acesso e êxito de estudantes em cursos de ensino superior, ao passo que se endereça à comunidade civil de modo a apresentá-los como atrativos, por meio de uma relação dialógica difusa com o discurso publicitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Samuel de Carvalho Lima, IFRN

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente, exerce o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (ABRALITEC) (2023-atual) e de Diretor Sistêmico de Internacionalização (DINT), em exercício na Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal (2020-atual). 

Wigna Thalissa Guerra, IFRN

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professora de língua inglesa da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN - Campus Apodi). 

Referências

ANDRADE, F. D. “Estudar o espanhol e ir para a Argentina me tornou um brasileiro mais latino-americano” - lições propiciadas por um programa de mobilidade acadêmica de formação de professores de português e espanhol. 2018. 141f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018.

ARANA, R. S.; PEREIRA, E. N.; PERES, F. F. F. A Internacionalização da Educação Superior nas Universidades da América Latina: uma revisão sistemática de literatura. SciELO Preprints, p. 1-18, 2021. DOI https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2431

AZEVEDO, A. R. A evasão nos cursos de licenciatura: onde está o desafio? Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, v. 3, p. 165-198, 2019. DOI https://doi.org/10.24109/9786558010074.ceppe.v3a5

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016. p.11-70.

BAKHTIN, M. [1963] Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

BASTOS, R. L. G. Os memes e a polêmica velada sobre o ensino remoto emergencial.

Texto Livre, Belo Horizonte, v. 16, p. e46126, 2023. DOI https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46126

BRAIT, B. Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, v. 8, p. 43–66, 2013. DOI https://doi.org/10.1590/S2176-45732013000200004

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Brasília, 2023.

FERREIRA, R. M.; BIERHALZ, C. D. K. A evasão nas licenciaturas: revisão integrativa da literatura. SciELO Preprints, p. 1-21, 2023. DOI https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7291

FIGUEIREDO, E. H. D. et al. Discursos de formadores de professores de línguas estrangeiras sobre a pandemia: questões identitárias e emocionais. Revista do GEL, v. 20, p. 120–143, 2024. DOI https://doi.org/10.21165/gel.v20i3.3543

FINARDI, K. R.; MENDES, A. R. M.; SILVA, K. A. Tensões e Direções das Internacionalizações no Brasil: Entre Competição e Solidariedade. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 30, p. 1-21, 2022. DOI https://doi.org/10.14507/epaa.30.6823

GIMENEZ, T. et al. English Language Hegemonies in the Internationalization of Two State Universities in Brazil: Unintended Consequences of English Medium Instruction. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 24, p. e40232, 2024. DOI https://doi.org/10.1590/1984-6398202440232

GUIMARÃES, F. F.; FINARDI, K. R. Internacionalização e Português como Língua Estrangeira (PLE): Levantamento e Discussão. Revista Internacional de Educação Superior, v. 08, p. 1-21, 2022. DOI https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8663449

IFRN. Resolução n. 94/2022 – CONSUP/IFRN de 7 de outubro de 2022. Aprova a Política Linguística do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2022.

KNIGHT, J. Updated Definition of Internationalization. International Higher Education, n. 33, p. 2-3, 2003. DOI https://doi.org/10.6017/ihe.2003.33.7391

KNIGHT, J. Five Myths about Internationalization. International Higher Education, n. 62, p. 1-5, 2011. DOI https://doi.org/10.6017/ihe.2011.62.8532

KNIGHT, J.; de Wit, H. Internationalization of Higher Education: Past and Future. International Higher Education, n. 95, p. 2-4, 2018. DOI https://doi.org/10.6017/ihe.2018.95.10715

KNIGHT, J. Higher Education Internationalization: concepts, rationales and frameworks. Revista REDALINT, Buenos Aires, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: http://170.210.83.53/index.php/redalint/article/view/3090/59986

LIMA, S. de C. (Auto) reflexão sobre uma aula remota de língua inglesa por meio da análise dialógica de memes. Revista EntreLinguas, v. 8, p. e022039, 2022. DOI https://doi.org/10.29051/el.v8i00.15160

LIMA, S. C. Internationalization from a Dialogical Perspective: A Responsibility of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. e12004, 2021. DOI https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12004

LIMA, S. C. O discurso acadêmico de professores de inglês sobre a internacionalização no contexto do Seminário Internacional da ABRALITEC. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 18, p. e59977, 2023. DOI https://doi.org/10.1590/2176-4573p59977

NEVES, C. E. B.; BARBOSA, M. L. O. Internacionalização da educação superior no Brasil: avanços, obstáculos e desafios. Sociologias, n. 54, p. 144-175, 2020. DOI https://doi.org/10.1590/15174522-99656

OLIVEIRA, E. C. G. A.; LIMA, S. C. Instagram, fast food and Historical-Critical Pedagogy: ingredients for the discourse in favor of healthy eating in the context of teaching English. Texto Livre, v. 16, p. e45190, 2023. DOI https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.45190

RAJAGOPALAN, K. Culture as an experience of identity formation in foreign language learning. Policromias – Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, s/l., v. 3, n. 2, 2018. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/22198

SIMONELI, B. C.; FINARDI, K. R. Metodologias e tecnologias de ensino de línguas estrangeiras e de formação de professores entrelaçadas em intercâmbios virtuais. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, p. e024013, 2024. DOI https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.18078

STALLIVIERI, L. Internacionalização e intercâmbio: dimensões e perspectivas. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017.

VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, Notas e Glossário de Sheila Grillo; Ekaterina V. Américo. Ensaio introdutório Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2018.

Downloads

Publicado

11.12.2024

Como Citar

LIMA, S. de C.; GUERRA, W. T. O discurso institucional sobre a mobilidade internacional Brasil-Colômbia e a formação do professor de espanhol: um estudo das relações dialógicas no Instagram de uma Instituição de Ensino Superior. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1860, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-60. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/74654. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Internacionalização e ensino de línguas estrangeiras no Brasil numa perspectiva plurilíngue