O discurso institucional sobre a mobilidade internacional Brasil-Colômbia e a formação do professor de espanhol
um estudo das relações dialógicas no Instagram de uma Instituição de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-60Palavras-chave:
Discurso institucional, Mobilidade internacional, Formação de professor, Internacionalização, Análise Dialógica do DiscursoResumo
Este estudo apresenta uma discussão sobre o discurso institucional de um Instituto Federal sobre a mobilidade acadêmica como forma de divulgação de um programa de intercâmbio promovido pela instituição, bem como as avaliações e produções de sentido sobre essas experiências, tanto sob a perspectiva dos estudantes participantes quanto sob a perspectiva da própria instituição. À luz do conceito de língua do Círculo de Bakhtin, analisamos as relações dialógicas em 3 posts do Instagram de uma Instituição de Ensino Superior do nordeste brasileiro. Os posts refletem e refratam a experiência de uma mobilidade internacional de 1 semestre acadêmico vivenciada por 2 estudantes brasileiros do curso Letras/Espanhol no segundo semestre de 2023. A análise do corpus revela que o discurso institucional mantém relações dialógicas com o discurso jornalístico, constituindo-se, predominantemente, por meio do discurso dos estudantes, citado de forma direta, garantindo-lhe uma ênfase valorativa positiva em relação à relevância da mobilidade internacional na formação do futuro professor de espanhol. Conjuntamente, o discurso institucional se torna um palco em que, pelo menos, 2 opiniões se encontram: por um lado, a experiência internacional no país em que a língua estrangeira é falada como primeira língua é importante; por outro lado, ela não é imprescindível. No debate ideológico, o discurso institucional responde ao contexto brasileiro mais imediato, em que cursos de formação de professores, devido à desvalorização da carreira docente, não têm demonstrado índices satisfatórios quanto ao acesso e êxito de estudantes em cursos de ensino superior, ao passo que se endereça à comunidade civil de modo a apresentá-los como atrativos, por meio de uma relação dialógica difusa com o discurso publicitário.
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