Uma abordagem de análise de livros didáticos de língua estrangeira
estabelecendo relações entre leitura e léxico
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL38-v13n2a2019-2Palavras-chave:
Leitura, Léxico, Livros-didáticos.Resumo
Em aquisição de língua estrangeira, a relação entre o conhecimento lexical e a compreensão leitora está consolidada. O conhecimento lexical prediz a compreensão leitora, assim como a leitura tem a capacidade de ampliar o repertório vocabular dos aprendizes de uma língua estrangeira (LE) (LAUFER 1992; 2017; DROOP; VERHOEVEN, 2003; FINGER-KRATOCHVIL; 2014;). Sob esta perspectiva, o presente artigo apresenta uma abordagem de análise de livros didáticos que propõe a investigação de seguintes aspectos: 1) como o vocabulário é apresentado nas unidades dos livros didáticos em relação à unidade de leitura; 2) quais tipos de palavras estão sendo abordadas – palavras frequentes e falsos cognatos (SÖKMEN, 1997), palavras que auxiliam na compreensão de ideias principais e secundárias do texto (GAGNÉ et al., 1993); 3) se há várias oportunidades de reencontro com as palavras ensinadas para memorização (SÖKMEN, 1997); e 4) qual nível de processamento as palavras promovem (CRAIK; LOCKHART, 1972; LAUFER; HULSTIJN, 2001). Esta abordagem foi utilizada por De Azevedo (2018), e se constitui uma ferramenta de pesquisa a ser utilizada por professores pesquisadores para análise de atividades de vocabulário em livros didáticos.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.