Uma abordagem de análise de livros didáticos de língua estrangeira

estabelecendo relações entre leitura e léxico

Autores

  • Bruno de Azevedo Universidade Federal da Santa Catarina
  • Lêda Maria Braga Tomitch Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL38-v13n2a2019-2

Palavras-chave:

Leitura, Léxico, Livros-didáticos.

Resumo

Em aquisição de língua estrangeira, a relação entre o conhecimento lexical e a compreensão leitora está consolidada. O conhecimento lexical prediz a compreensão leitora, assim como a leitura tem a capacidade de ampliar o repertório vocabular dos aprendizes de uma língua estrangeira (LE) (LAUFER 1992; 2017; DROOP; VERHOEVEN, 2003; FINGER-KRATOCHVIL; 2014;). Sob esta perspectiva, o presente artigo apresenta uma abordagem de análise de livros didáticos que propõe a investigação de seguintes aspectos: 1) como o vocabulário é apresentado nas unidades dos livros didáticos em relação à unidade de leitura; 2) quais tipos de palavras estão sendo abordadas – palavras frequentes e falsos cognatos (SÖKMEN, 1997), palavras que auxiliam na compreensão de ideias principais e secundárias do texto (GAGNÉ et al., 1993); 3) se há várias oportunidades de reencontro com as palavras ensinadas para memorização (SÖKMEN, 1997); e 4) qual nível de processamento as palavras promovem (CRAIK; LOCKHART, 1972; LAUFER; HULSTIJN, 2001). Esta abordagem foi utilizada por De Azevedo (2018), e se constitui uma ferramenta de pesquisa a ser utilizada por professores pesquisadores para análise de atividades de vocabulário em livros didáticos.

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Biografia do Autor

Bruno de Azevedo, Universidade Federal da Santa Catarina

Doutorando em Estudos da Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Núcleo de Estudos em Leitura (NEL) da UFSC.

Lêda Maria Braga Tomitch, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora titular do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Leitura (NEL) da UFSC.

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Publicado

08-07-2019

Como Citar

DE AZEVEDO, B.; BRAGA TOMITCH, L. M. Uma abordagem de análise de livros didáticos de língua estrangeira: estabelecendo relações entre leitura e léxico. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 462–484, 2019. DOI: 10.14393/DL38-v13n2a2019-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/45110. Acesso em: 22 maio. 2022.