Do gênero ao hipergênero, do hipergênero ao sistema de hipergenericidade
um estudo sobre o funcionamento discursivo do Facebook
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL37-v13n1a2019-5Palavras-chave:
Análise do Discurso, Gênero do Discurso, Hipergênero, Sistema de hipergenericidade.Resumo
Neste artigo, que é fruto de uma pesquisa de mestrado ligada ao Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de Uberlândia, apresentamos alguns resultados provenientes da análise discursiva que empreendemos em torno da rede social Facebook. Para tanto, valemo-nos do arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha fancesa, especialmente dos conceitos de gênero do discurso e hipergênero postulados por Dominique Maingueneau (2006, 2008b, 2010). Com efeito, o que pudemos demonstrar é que a rede social Facebook apresenta um comportamento discursivo distinto em relação a outros websites, implicando, assim, a formulação de novas categorias de análise. Em virtude disso, postulamos o conceito de sistema de hipergenericidade, que permitiu demonstrar que a pretensa "liberdade" enunciativa da Web, pelo menos no que diz respeito a essa rede social, não se aplica, uma vez que as identidades discursivas de suas páginas se inscrevem em um processo de legitimação que não é sem margens e que depende da relação que elas estabelecem com aquilo que nelas é posto a circular, especialmente sob a forma de compartilhamentos.
Downloads
Métricas
Referências
DEBRAY, R. Curso de midiologia geral. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993. 417 p.
MAINGUENEAU, D. Cenografia epistolar e debate público. In: POSSENTI, S.; SOUZA-E-SILVA, M. C. (org.). Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola Editorial, 2008b. p. 115-135.
MAINGUENEAU, D. Gênero do discurso e cena de enunciação. In: MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 117-130.
MAINGUENEAU, D. Mídium e discurso. In: MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. 5 ed. Trad. Cecília P de Souza-e-Silva. São Paulo: Cortez Editora, 2008a. p. 71-83.
MAINGUENEAU, D. O quadro genérico. In: MAINGUENEAU, D. Discurso literário. São Paulo: Editora Contexto, 2006. p. 229-246.
MAINGUENEAU, D. Hipergênero, gênero e internet. In: MAINGUENEAU, D. Doze conceitos em Análise do Discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. p. 129-138.
MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Tradução de Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2008c. 184 p.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura e acontecimento. Tradução de Eni Orlandi. Campinas: Pontes, 1990. 68p.
POSSENTI, Sírio. Os limites do discurso: ensaios sobre discurso e sujeito. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. 213 p.
REZENDE, B. R. M. P. R. Polêmica discursiva e intertextualidade: em pauta o compartilhamento de notícias na rede social. In: PERcursos Linguísticos. V. 6. N. 13. Vitória: UFES, 2016/02 (Revista Eletrônica).
REZENDE, B. R. M. P. R. Hipergênero e sistema de hipergenericidade: análise do funcionamento discursivo do Facebook. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2017 (Dissertação de Mestrado).
SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. 28 ed. BALLY, C.; SECHEHAYE, A. (org.). São Paulo: Cultrix, 2012. 312 p.
ZATI, P. O funcionamento da comunidade discursiva construída em torno das fanfictions. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2016 (Dissertação de Mestrado).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.