O Golem Digital

a narrativa transmídia como estratégia na construção de uma verdade

Autores

  • Paulo Kawanishi

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL30-v11n3a2017-23

Palavras-chave:

Autoria, Transmídia, Discurso

Resumo

Este artigo tem como objetivo tratar dos efeitos da narrativa transmídia na construção de um ser legítimo para exercer a função foucaultiana de autor durante as manifestações ocorridas no Brasil em 2013. Buscando compreender as relações que levaram a figura controversa do Anonymous à posição de autor, recorreu-se aos conceitos de autoria, de memória e de narrativa transmídia para fundamentar a análise de três excertos aqui expostos. Neles, apontaremos como a dinâmica entre memória e mídia possibilitou a construção de diversas representações do Anonymous, formando uma complexa rede que sustentou sua legitimidade e o materializou como pilar de sustentação da verdade em um momento histórico tão turbulento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRADE, E. Um Arquivo Vivo em Construção. In. CORACINI, M. J. ; GHIRALDELO, C. M. (Orgs.), Nas Malhas do Discurso: Memória, Imaginário e Subjetivdade. Campinas: Pontes Editores, 2011

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. Original: Liquid Modernity. Inglaterra: Polity Press, 2000.

COLEMAN, G. Hacker, Hoaxer, Whistleblower, Spy - The Many Faces of Anonymous. New York: Vero, 2014.

CORACINI, M. J. A Celebração do Outro. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

DERRIDA, J. Mal de Arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001. Original: Mal d’Archive. Éditions Galilée, 1995.

DERRIDA, J. Pensar em Não Ver. In: MICHAUD, G.; MASÓ, J.; BASSAS, J. (orgs.) Pensar em Não Ver – Escritos sobre as artes do visível. Florianópolis: UFSC, 2012. Original: Penser à ne pas voir, 2002.

FOUCAULT, M. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. Original: L’herméneutique du Sujet, 2001

FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso São Paulo: Loyola, 2011. Original: L’Ordre Du Discours. Paris, Gallimard, 1970.

FOUCAULT, M. O que é um autor? In: O que é um autor? Lisboa: Nova Vega, 2006. Original: Qu’est’ce qu’um auteur?, 1969.

JENKINS, H. Convergence Culture. New York: New York Press, 2006

KAWANISHI, P. Identidade e Autoria no Ciberespaço: os dizeres de um autor sem nome. Dissertação de mestrado. Campinas, 2016.

LATOUR, B. Reagregando o Social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador: Edufba, Bauru, São Paulo: Edusc, 2012

OLSON, P. Nós Somos Anonymous. Barueri: Novo Século, 2014. Original: We are Anonymous, 2012.

SANTAELLA, L. Comunicação Ubíqua. São Paulo: Paulus, 2013.

V de Vingança. Direção: James McTeigue. Warner Bros, 2006.

Downloads

Publicado

01.10.2017

Como Citar

KAWANISHI, P. O Golem Digital: a narrativa transmídia como estratégia na construção de uma verdade. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 3, p. 951–967, 2017. DOI: 10.14393/DL30-v11n3a2017-23. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/37288. Acesso em: 22 nov. 2024.