O Golem Digital
a narrativa transmídia como estratégia na construção de uma verdade
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL30-v11n3a2017-23Palavras-chave:
Autoria, Transmídia, DiscursoResumo
Este artigo tem como objetivo tratar dos efeitos da narrativa transmídia na construção de um ser legítimo para exercer a função foucaultiana de autor durante as manifestações ocorridas no Brasil em 2013. Buscando compreender as relações que levaram a figura controversa do Anonymous à posição de autor, recorreu-se aos conceitos de autoria, de memória e de narrativa transmídia para fundamentar a análise de três excertos aqui expostos. Neles, apontaremos como a dinâmica entre memória e mídia possibilitou a construção de diversas representações do Anonymous, formando uma complexa rede que sustentou sua legitimidade e o materializou como pilar de sustentação da verdade em um momento histórico tão turbulento.Downloads
Métricas
Referências
ANDRADE, E. Um Arquivo Vivo em Construção. In. CORACINI, M. J. ; GHIRALDELO, C. M. (Orgs.), Nas Malhas do Discurso: Memória, Imaginário e Subjetivdade. Campinas: Pontes Editores, 2011
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. Original: Liquid Modernity. Inglaterra: Polity Press, 2000.
COLEMAN, G. Hacker, Hoaxer, Whistleblower, Spy - The Many Faces of Anonymous. New York: Vero, 2014.
CORACINI, M. J. A Celebração do Outro. Campinas: Mercado de Letras, 2007.
DERRIDA, J. Mal de Arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001. Original: Mal d’Archive. Éditions Galilée, 1995.
DERRIDA, J. Pensar em Não Ver. In: MICHAUD, G.; MASÓ, J.; BASSAS, J. (orgs.) Pensar em Não Ver – Escritos sobre as artes do visível. Florianópolis: UFSC, 2012. Original: Penser à ne pas voir, 2002.
FOUCAULT, M. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. Original: L’herméneutique du Sujet, 2001
FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso São Paulo: Loyola, 2011. Original: L’Ordre Du Discours. Paris, Gallimard, 1970.
FOUCAULT, M. O que é um autor? In: O que é um autor? Lisboa: Nova Vega, 2006. Original: Qu’est’ce qu’um auteur?, 1969.
JENKINS, H. Convergence Culture. New York: New York Press, 2006
KAWANISHI, P. Identidade e Autoria no Ciberespaço: os dizeres de um autor sem nome. Dissertação de mestrado. Campinas, 2016.
LATOUR, B. Reagregando o Social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador: Edufba, Bauru, São Paulo: Edusc, 2012
OLSON, P. Nós Somos Anonymous. Barueri: Novo Século, 2014. Original: We are Anonymous, 2012.
SANTAELLA, L. Comunicação Ubíqua. São Paulo: Paulus, 2013.
V de Vingança. Direção: James McTeigue. Warner Bros, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.