Incompreensão e desalinhamento teórico-metodológico como possíveis entraves à prática de análise linguística em sala de aula

Autores

  • Camilla Maria Martins Dutra Universidade Estadual da Paraíba.
  • Laura Dourado Loula Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL30-v11n3a2017-4

Palavras-chave:

Concepções de Gramática, Análise Linguística, Formação de professor, Ensino, Desalinhamentos

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os (des)alinhamentos entre as concepções de gramática e de análise linguística. Teoricamente fundamentados em Possenti (2006), Travaglia (2009), Geraldi (1984,1997), Mendonça (2006), Perfeito (2005), analisamos as concepções de gramática e de análise linguística apresentadas por 21 professores da cidade de Campina Grande-PB. Os resultados apontam contradições teórico-metodológicas nas respostas dos professores em virtude do desconhecimento da proposta de analise linguística. Desse modo, acreditamos que este trabalho pode contribuir para uma reflexão sobre um dos possíveis entraves à operacionalização da prática de análise linguística e, consequentemente, para uma rediscussão da implementação efetiva da proposta em sala de aula.

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Biografia do Autor

Camilla Maria Martins Dutra, Universidade Estadual da Paraíba.

Professora pela Universidade Estadual da Paraíba, Campus Monteiro, Rua Abelardo Pereira dos Santos, 131, Centro, CEP 58500-000, Monteiro

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Publicado

08.06.2017

Como Citar

DUTRA, C. M. M.; LOULA, L. D. Incompreensão e desalinhamento teórico-metodológico como possíveis entraves à prática de análise linguística em sala de aula. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 3, p. 526–547, 2017. DOI: 10.14393/DL30-v11n3a2017-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/37276. Acesso em: 22 jul. 2024.