Contribuições saussurianas para o contexto de ensino de inglês como língua adicional

Autores

  • Rossana Cassanta Rossi UFSM. Doutoranda do PPGLetras.

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL30-v11n3a2017-6

Palavras-chave:

Saussure, Sistema de signos, Língua adicional, Competências interculturais

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e analisar alguns dos aspectos da língua como sistema de signos trazidos no Curso de Linguística Geral a fim de refletir sobre as diferenças entre o sistema da língua inglesa americana e o sistema da língua portuguesa que possam contribuir para o contexto de ensino de língua adicional, particularmente o de língua inglesa. A partir da perspectiva da língua como um sistema de signos, é possível compreender as diferenças entre sistemas distintos. Essa compreensão possibilita desenvolver uma sensibilidade cultural das diferenças como algo positivo e permite buscar modos para atravessar as fronteiras que podem separar modos diferentes de produzir sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

DEPCKER, L. Compreender Saussure a partir dos manuscritos. Petrópolis: Vozes, 2012.

HYMORE, K. Today Food. A healthy homemade ketchup recipe and 4 more DIY condiments. 14 de Jul. de 2015. Disponível em: http://www.today.com/food/healthy-homemade-ketchup-recipe-4-more-diy-condiments-t32131. Acesso em: maio de 2014.

MOTTA-ROTH, D. Competências comunicativas interculturais no ensino de inglês como língua estrangeira. In: Linguagem, cultura e sociedade. 1 ed. Santa Maria: Programa de Pós-Graduação em Letras, UFSM, v.01, p. 191-201, 2006.

OXFORD Dictionaries. What is the ‘Oxford comma’? Disponível em: http://www.oxforddictionaries.com/words/what-is-the-oxford-comma. Acesso em: maio de 2014.

SAUSSURE, F. de. Curso de linguística geral. Organização de Charles Bally e Albert Sechehaye com a colaboração de Albert Riedlinger. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 1994.

Downloads

Publicado

10.06.2017

Como Citar

CASSANTA ROSSI, R. Contribuições saussurianas para o contexto de ensino de inglês como língua adicional . Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 3, p. 568–579, 2017. DOI: 10.14393/DL30-v11n3a2017-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/32490. Acesso em: 1 nov. 2024.