Prática de letramento no ensino superior: leitura do gênero artigo acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL17-v9n1a2015-3Palabras clave:
Leitura, prática cultural, artigo acadêmico, ensino sistemáticoResumen
O objetivo deste texto é relatar os resultados de uma prática pedagógica adotada para o ensino de leitura do gênero artigo acadêmico, contribuindo para o letramento dos novos sujeitos que têm acessado o ensino superior com o processo de expansão e interiorização das universidades públicas federais. A prática foi realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com estudantes da 2ª fase do curso de Engenharia de Aquicultura, e fundamentou-se em uma concepção de leitura resultante de uma tessitura entre porções epistemológicas advindas de autores como Freire (1994), Meurer (2000; 2008), Goulemot (2001), Motta-Roth (2008), Hila (2009) e Geraldi (2010). O resultados indicam que a prática de leitura, embora influenciada pela história prévia e contemporânea dos estudantes, pode ser desenvolvida através da imersão dos sujeitos em práticas medidas por ela. Além disso, uma ação coletiva entre (a) docentes, com adequada orientação epistemológica e organização metodológica e (b) universitários, com dedicação aos novos objetos de ensino, é imprescindível para a consolidação do tipo de leitura requerida na universidade.
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