Prática de letramento no ensino superior: leitura do gênero artigo acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL17-v9n1a2015-3Palavras-chave:
Leitura, prática cultural, artigo acadêmico, ensino sistemáticoResumo
O objetivo deste texto é relatar os resultados de uma prática pedagógica adotada para o ensino de leitura do gênero artigo acadêmico, contribuindo para o letramento dos novos sujeitos que têm acessado o ensino superior com o processo de expansão e interiorização das universidades públicas federais. A prática foi realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com estudantes da 2ª fase do curso de Engenharia de Aquicultura, e fundamentou-se em uma concepção de leitura resultante de uma tessitura entre porções epistemológicas advindas de autores como Freire (1994), Meurer (2000; 2008), Goulemot (2001), Motta-Roth (2008), Hila (2009) e Geraldi (2010). O resultados indicam que a prática de leitura, embora influenciada pela história prévia e contemporânea dos estudantes, pode ser desenvolvida através da imersão dos sujeitos em práticas medidas por ela. Além disso, uma ação coletiva entre (a) docentes, com adequada orientação epistemológica e organização metodológica e (b) universitários, com dedicação aos novos objetos de ensino, é imprescindível para a consolidação do tipo de leitura requerida na universidade.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.