Prática de letramento no ensino superior: leitura do gênero artigo acadêmico

Autores

  • Marcela Langa Lacerda Bragança Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL17-v9n1a2015-3

Palavras-chave:

Leitura, prática cultural, artigo acadêmico, ensino sistemático

Resumo

O objetivo deste texto é relatar os resultados de uma prática pedagógica adotada para o ensino de leitura do gênero artigo acadêmico, contribuindo para o letramento dos novos sujeitos que têm acessado o ensino superior com o processo de expansão e interiorização das universidades públicas federais. A prática foi realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com estudantes da 2ª fase do curso de Engenharia de Aquicultura, e fundamentou-se em uma concepção de leitura resultante de uma tessitura entre porções epistemológicas advindas de autores como Freire (1994), Meurer (2000; 2008), Goulemot (2001), Motta-Roth (2008), Hila (2009) e Geraldi (2010). O resultados indicam que a prática de leitura, embora influenciada pela história prévia e contemporânea dos estudantes, pode ser desenvolvida através da imersão dos sujeitos em práticas medidas por ela. Além disso, uma ação coletiva entre (a) docentes, com adequada orientação epistemológica e organização metodológica e (b) universitários, com dedicação aos novos objetos de ensino, é imprescindível para a consolidação do tipo de leitura requerida na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

15.07.2015

Como Citar

LACERDA BRAGANÇA, M. L. Prática de letramento no ensino superior: leitura do gênero artigo acadêmico. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 1, p. 25–48, 2015. DOI: 10.14393/DL17-v9n1a2015-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28001. Acesso em: 20 nov. 2024.