As palavras e a frase: o funcionamento de fraseologismos
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL16-v8n2a2014-3Palavras-chave:
fraseologismo, palavra, frase, função proposicionalResumo
Na linguística, a fraseologia surgiu no início do século XX. Desde então, há o debate de se ela é uma subdisciplina da lexicologia ou não. Klare (1989) faz a defensiva positiva por afirmar os fraseologismos possuírem o mesmo tipo de funcionamento que as palavras. Assim sendo, neste artigo temos o objetivo de discorrer sobre o que Benveniste (1974) teoriza sobre as palavras e as frases, a fim de pensar sobre se a palavra, em um fraseologismo, preenche uma função proposicional e se o fraseologismo, ele mesmo, pode preencher uma função proposicional. Para isso, analisamos duas matérias de um periódico online, compilando seus fraseologismos e discutindo seu funcionamento.Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.