Uma distinção entre entidades e unidades linguísticas
implicações para o método em Linguística
DOI:
https://doi.org/10.14393/10.14393/DL30-v11n3a2017-3Palavras-chave:
Entidade, Unidade, Sintagma, Sujeito-falanteResumo
No presente artigo, buscamos problematizar, a partir de uma leitura do Cours de Linguistique Générale, de Ferdinand de Saussure, a distinção conceitual entre entidade e unidade linguísticas. Embora essa distinção possa parecer irrelevante, ela não o é; ao contrário, ela pode contribuir para ressignificar algumas leituras do Cours e, assim, redimensionar o discurso da Linguística sobre ele. É preciso, então, (re)visitá-las para não reduzi-las a uma mera sinonímia. Estudá-las pode ser uma forma de dar densidade às afirmações de que não há, no Saussure do Cours, o tão propalado expurgo do sujeito-falante. Pensar essa distinção no espaço do presente artigo é uma forma de dar a ver que as unidades da língua estão em função da produção da fala e do sujeito-falante que as delimita no mo(vi)mento de significação. Para melhor explicarmos a distinção entre os dois conceitos, analisamos algumas manifestações da linguagem, como propaganda, piada, notícia e provérbio, a fim de evidenciar o modo como o sujeito-falante delimita uma entidade concreta em unidade linguística. Assim procedendo, demonstramos que essa distinção conceitual está na base do método linguístico.Downloads
Métricas
Referências
AGUSTINI, C. O problema do signo linguístico em Saussure e em Benveniste. Língua e Instrumentos Linguísticos, v. 33, Campinas, p. 109-130, 2015.
AGUSTINI, C; LEITE, J. Benveniste e a teoria saussuriana do signo linguístico: o binômio contigência-necessidade. Língua e Instrumentos Linguísticos, v. 30, Campinas, p. 113-129, 2012.
AGUSTINI, C; SANTOS, F. A frase como unidade de discurso. (N)as teorizações de Émile Benveniste. Língua e Instrumentos Linguísticos, v. 35, Campinas, p. 217-236, 2015.
JEUGE-MAYNART, I. Le petit Larousse. Paris: Éditions Larousse, 2012.
SAUSSURE, F. Cours de linguistique générale. Paris: Payot, 1964.
______. Cours de linguistique générale. Édition critique par Rudolf Engler. Wiesbaden: Harrassowitz, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.