Uma distinção entre entidades e unidades linguísticas

implicações para o método em Linguística

Autores

  • Cármen Agustini Universidade Federal de Uberlândia
  • Flávia Santos da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/10.14393/DL30-v11n3a2017-3

Palavras-chave:

Entidade, Unidade, Sintagma, Sujeito-falante

Resumo

No presente artigo, buscamos problematizar, a partir de uma leitura do Cours de Linguistique Générale, de Ferdinand de Saussure, a distinção conceitual entre entidade e unidade linguísticas. Embora essa distinção possa parecer irrelevante, ela não o é; ao contrário, ela pode contribuir para ressignificar algumas leituras do Cours e, assim, redimensionar o discurso da Linguística sobre ele. É preciso, então, (re)visitá-las para não reduzi-las a uma mera sinonímia. Estudá-las pode ser uma forma de dar densidade às afirmações de que não há, no Saussure do Cours, o tão propalado expurgo do sujeito-falante. Pensar essa distinção no espaço do presente artigo é uma forma de dar a ver que as unidades da língua estão em função da produção da fala e do sujeito-falante que as delimita no mo(vi)mento de significação. Para melhor explicarmos a distinção entre os dois conceitos, analisamos algumas manifestações da linguagem, como propaganda, piada, notícia e provérbio, a fim de evidenciar o modo como o sujeito-falante delimita uma entidade concreta em unidade linguística. Assim procedendo, demonstramos que essa distinção conceitual está na base do método linguístico.

Downloads

Biografia do Autor

  • Flávia Santos da Silva, Universidade Federal de Uberlândia
    Mestre no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticso da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente estuda as teorizações de

Referências

AGUSTINI, C. O problema do signo linguístico em Saussure e em Benveniste. Língua e Instrumentos Linguísticos, v. 33, Campinas, p. 109-130, 2015.

AGUSTINI, C; LEITE, J. Benveniste e a teoria saussuriana do signo linguístico: o binômio contigência-necessidade. Língua e Instrumentos Linguísticos, v. 30, Campinas, p. 113-129, 2012.

AGUSTINI, C; SANTOS, F. A frase como unidade de discurso. (N)as teorizações de Émile Benveniste. Língua e Instrumentos Linguísticos, v. 35, Campinas, p. 217-236, 2015.

JEUGE-MAYNART, I. Le petit Larousse. Paris: Éditions Larousse, 2012.

SAUSSURE, F. Cours de linguistique générale. Paris: Payot, 1964.

______. Cours de linguistique générale. Édition critique par Rudolf Engler. Wiesbaden: Harrassowitz, 1989.

Downloads

Publicado

08.06.2017

Como Citar

AGUSTINI, Cármen; DA SILVA, Flávia Santos. Uma distinção entre entidades e unidades linguísticas: implicações para o método em Linguística. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 3, p. 502–525, 2017. DOI: 10.14393/10.14393/DL30-v11n3a2017-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/36955. Acesso em: 17 mar. 2025.