A fala em Ferdinand de Saussure: um conceito relacional, opositivo e negativo
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-36Palavras-chave:
Saussure, fala, exclusões saussurianasResumo
Neste artigo investigamos o conceito de "fala" na teoria saussuriana apresentada pelas notas dos alunos que participaram dos três cursos de linguística geral ministrados por Saussure em Genebra. Assim, utilizamos as notas de Albert Riedlinger referentes ao primeiro curso (1907) e ao segundo curso (1908-1909), juntamente com as notas de Charles Patois. As notas de Émile Constantin foram utilizadas no tópico dedicado ao terceiro curso (1910-1911). Nossa principal constatação consiste em afirmar que a fala não é excluída da teoria saussuriana, sendo conceituada de maneira relacional, opositiva e negativa em sua relação com a língua.Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.