Construções de duplo objeto em dois dialetos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL12-v6n1a2012-25Palavras-chave:
Sintaxe, Dativos, Construções de Duplo ObjetoResumo
Nesse artigo, analisamos o fenó‚meno de omissão da preposição em complementos dativos em dois dialetos brasileiros: o da comunidade de Helvécia (BA) e o da Zona da Mata (MG). Partimos da constatação de que a omissão da preposição não é um fenômeno homogêneo nos dois dialetos, pois os contextos em que ocorre não são idênticos. Levantamos, então, a hipótese de que essas diferenças resultam de processos morfossintáticos distintos na derivação dessa estrutura. Defendemos que, em Helvécia, ocorre um processo de atribuição alternativa de caso, de modo semelhante ao fenômeno das construções de duplo objeto do inglês. Na Zona da Mata, por outro lado, ocorre um fenômeno diferente do que há em inglês e em Helvécia. A omissão é condicionada pela adjacé‚ncia da preposição a um elemento que funcione como núcleo D°, o que explica porque o apagamento pode ocorrer independente da posição que o complemento ocupa em relação ao verbo e ao complemento direto e porque não pode ocorrer diante de pronomes indefinidos.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.