Dialogismo e Intertextualidade das diferenças presentes na série televisiva Aline

Autores/as

  • Valquiria Botega de Lima

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-22

Palabras clave:

Paródia, Série Aline, Efeito humorístico.

Resumen

Resumo: Este artigo tematiza os modos como se manifestam, pelo funcionamento intertextual, o dialogismo e as relações intertextuais no nível das diferenças (paródia) no episódio Aline TPM. Trata-se da série televisiva Aline, nossa materialidade de estudo, exibida por uma emissora de TV aberta brasileira. Considerando o texto como um objeto constitutivamente dialógico e heterogêneo, buscamos analisar como esse episódio dialoga com outros textos e mostrar como são construídas as relações intertextuais parodísticas. Em nosso embasamento teórico partimos de uma reflexão sobre o conceito de dialogismo bakhtiniano (1999), posteriormente abordamos o conceito de intertextualidade, no que tange as colocações advindas, sobretudo, de Koch (1997) e nas considerações acerca da intertextualidade das diferenças nos respaldamos, principalmente, no teórico Sant’Anna (2007). Em termos metodológicos, descrevemos, separadamente, cada cena recortada cuja análise nos permitiu constatar que em relação a TPM há, significando, de um lado o ponto de vista clínico e de outro o ponto de vista humorístico, os quais, vale ressaltar, nunca terão a mesma orientação argumentativa, pois pertencem ao “eixo parodístico”. As retomadas aos gêneros cinematográficos terror com vampiros e faroeste instauraram a paródia, uma vez que tais recuperações são responsáveis pelo estabelecimento do efeito humorístico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2011-07-16

Cómo citar

BOTEGA DE LIMA, V. Dialogismo e Intertextualidade das diferenças presentes na série televisiva Aline. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 344–360, 2011. DOI: 10.14393/DL9-v5n1a2011-22. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12429. Acesso em: 22 jul. 2024.