Práticas discursivas e identitárias em blogs femininos
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-4Palavras-chave:
Blog, Identidade, Prática discursiva, Mulher, Pós-modernidade.Resumo
Face à relevância que a problemática da(s) identidade(s) goza nos dias atuais, em decorrência da emergência de novas práticas discursivas viabilizadas pelos ambientes virtuais, este trabalho visa abordar os processos de produção identitária e os modos de constituição do sujeito, configurados discursivamente em blogs femininos. Acredita-se que o rastreamento e a análise dos discursos que a mulher faz circular sobre si mesma contribuirão para uma compreensão mais acurada acerca da mulher contemporânea. Pretende-se ainda aludir à questão das condições de produção que possibilitam a aparição de novas práticas/discursos sobre a identidade feminina nesse momento autorizando à mulher a adentrar na ordem do (desse) discurso, considerando a relação entre discurso, história e memória. Para tanto, reportamo-nos ao Método Arqueológico de Foucault que consiste basicamente na descrição do modo como os saberes de uma época se formam, determinando as condições de instituição de “verdades”.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Leila Karla Morais Rodrigues Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.