Práticas discursivas e identitárias em blogs femininos

Autores

  • Leila Karla Morais Rodrigues Freitas Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-4

Palavras-chave:

Blog, Identidade, Prática discursiva, Mulher, Pós-modernidade.

Resumo

Face à relevância que a problemática da(s) identidade(s) goza nos dias atuais, em decorrência da emergência de novas práticas discursivas viabilizadas pelos ambientes virtuais, este trabalho visa abordar os processos de produção identitária e os modos de constituição do sujeito, configurados discursivamente em blogs femininos. Acredita-se que o rastreamento e a análise dos discursos que a mulher faz circular sobre si mesma contribuirão para uma compreensão mais acurada acerca da mulher contemporânea. Pretende-se ainda aludir à questão das condições de produção que possibilitam a aparição de novas práticas/discursos sobre a identidade feminina nesse momento autorizando à mulher a adentrar na ordem do (desse) discurso, considerando a relação entre discurso, história e memória. Para tanto, reportamo-nos ao Método Arqueológico de Foucault que consiste basicamente na descrição do modo como os saberes de uma época se formam, determinando as condições de instituição de “verdades”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Karla Morais Rodrigues Freitas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Letras pela UERN. Possui graduação em Letras e Ciências Socias. É membro integrante do Grupo de Estudos do Discurso da UERN (GEDUERN). É professora da unidade básica de ensino da rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Norte

Downloads

Publicado

30.05.2011

Como Citar

FREITAS, L. K. M. R. Práticas discursivas e identitárias em blogs femininos. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 44–57, 2011. DOI: 10.14393/DL9-v5n1a2011-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11568. Acesso em: 6 dez. 2022.