Letramento e música
uma visão crítica e reflexiva dentro das escolas de educação infantil de Monte Santo de Minas
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL3-v2n1a2008-9Palavras-chave:
Discurso, Ideologia, Música, Educação, CriançaResumo
Este artigo é resultado da pesquisa de iniciação científica desenvolvida no UNIFEG e teve como objetivo analisar as músicas denominadas "rotineiras" das escolas de Educação Infantil de Monte Santo de Minas. Tentamos comprovar como a música veiculada na escola, por meio do seu discurso, pode colaborar ou não para a perpetuação do ethos capitalista. Apresentada de maneira lúdica na escola, a música caracteriza-se como discurso e, como tal, transmite uma "ideologia" implícita. Com isso, imputa, nas crianças, "uma nova ordem", que formam e en-formam sentimentos e atitudes que, na maioria das vezes, tem o objetivo de controle.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Priscila Maria Paulino, Luciane de Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.