Letramento e música

uma visão crítica e reflexiva dentro das escolas de educação infantil de Monte Santo de Minas

Autores

  • Priscila Maria Paulino UNIFEG
  • Luciane de Paula UNESP - Assis

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL3-v2n1a2008-9

Palavras-chave:

Discurso, Ideologia, Música, Educação, Criança

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa de iniciação científica desenvolvida no UNIFEG e teve como objetivo analisar as músicas denominadas "rotineiras" das escolas de Educação Infantil de Monte Santo de Minas. Tentamos comprovar como a música veiculada na escola, por meio do seu discurso, pode colaborar ou não para a perpetuação do ethos capitalista. Apresentada de maneira lúdica na escola, a música caracteriza-se como discurso e, como tal, transmite uma "ideologia" implícita. Com isso, imputa, nas crianças, "uma nova ordem", que formam e en-formam sentimentos e atitudes que, na maioria das vezes, tem o objetivo de controle.

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Biografia do Autor

Priscila Maria Paulino, UNIFEG

Aluna-pesquisadora do Programa de Iniciação Científica (PIC) do curso de Letras do UNIFEG.

Luciane de Paula, UNESP - Assis

Possui graduação em Letras (1997), pela UNESP - Araraquara, mestrado (2001) e doutorado (2007) em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma universidade e faz seu pós-doutorado na Université François Rabelais - Tours - France. Atualmente é professora do curso de Letras, Departamento de Linguística, da UNESP - Assis.

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Publicado

31.01.2011

Como Citar

PAULINO, P. M.; PAULA, L. de. Letramento e música: uma visão crítica e reflexiva dentro das escolas de educação infantil de Monte Santo de Minas. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 2, n. 1, 2011. DOI: 10.14393/DL3-v2n1a2008-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11480. Acesso em: 22 jul. 2024.