Letramento e música: uma visão crítica e reflexiva dentro das escolas de educação infantil de Monte Santo de Minas

Autores

  • Priscila Maria Paulino UNIFEG
  • Luciane de Paula UNESP - Assis

Palavras-chave:

Discurso, Ideologia, Música, Educação, Criança

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa de iniciação científica desenvolvida no UNIFEG e teve como objetivo analisar as músicas denominadas "rotineiras" das escolas de Educação Infantil de Monte Santo de Minas. Tentamos comprovar como a música veiculada na escola, por meio do seu discurso, pode colaborar ou não para a perpetuação do ethos capitalista. Apresentada de maneira lúdica na escola, a música caracteriza-se como discurso e, como tal, transmite uma "ideologia" implícita. Com isso, imputa, nas crianças, "uma nova ordem", que formam e en-formam sentimentos e atitudes que, na maioria das vezes, tem o objetivo de controle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Maria Paulino, UNIFEG

Aluna-pesquisadora do Programa de Iniciação Científica (PIC) do curso de Letras do UNIFEG.

Luciane de Paula, UNESP - Assis

Possui graduação em Letras (1997), pela UNESP - Araraquara, mestrado (2001) e doutorado (2007) em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma universidade e faz seu pós-doutorado na Université François Rabelais - Tours - France. Atualmente é professora do curso de Letras, Departamento de Linguística, da UNESP - Assis.

Downloads

Publicado

31-01-2011

Como Citar

PAULINO, P. M.; PAULA, L. de. Letramento e música: uma visão crítica e reflexiva dentro das escolas de educação infantil de Monte Santo de Minas. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 2, n. 1, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11480. Acesso em: 21 maio. 2022.