O texto como aporte de vetores do letramento científico
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-59Palabras clave:
Texto, Letramento Científico, Vetores do Letramento, Livro Didático, BNCCResumen
O presente trabalho visa identificar a presença de vetores do letramento científico em textos de divulgação científica constantes em livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2021. Considerando a previsão curricular de ensino de textos do universo científico nas aulas de língua portuguesa por força da Base Nacional Comum Curricular, propõe-se um quadro de vetores do letramento científico com a finalidade de promover a análise e a otimização do planejamento docente, facilitando a promoção de práticas exitosas de letramento científico desde a escola básica. Parte-se dos estudos teóricos da Linguística Textual (Marcuschi, 2007; Elias, 2016; Brambila; Elias, 2023; Bentes, 2024; Brambila, 2024) e do letramento científico (Norris; Philips, 2003; Aikenhead, 2006; Magalhães; Cristovão, 2018; Valladares, 2021) para a construção do quadro de vetores. A análise de textos extraídos de livros didáticos é conduzida por uma metodologia qualitativa. Os resultados indicam que textos do universo científico não aportam necessariamente todos os vetores do letramento científico previamente elencados, o que revela a relevância da proposta de um quadro analítico ao trabalho e à intervenção docente nas aulas de língua portuguesa.
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