Explorando a capacidade de produção textual e sentidos entre humanos e IA

estudo comparativo de resumos acadêmicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-35

Palabras clave:

Inteligência Artificial, Linguística Textual, Textualização, Sentidos, Resumo Acadêmico

Resumen

Recentemente, a popularização de algumas ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no Brasil, como o ChatGPT (Generative Pre-trained Transformer), e as crescentes ondas de utilização de ferramentas semelhantes em ambientes digitais para a produção e/ou revisão de textos ou assistência virtual (Google Assistente, Alexa, Siri, Bixby) acenderam um debate e alertaram para um movimento inovador e ao mesmo tempo polêmico, por ter também complicadores e aspectos negativos (relativos aos direitos autorais), que parece não ter mais volta. Corroborando com esse debate, este estudo se concentra na análise comparativa entre resumos produzidos por estudantes/acadêmicos e textos gerados por inteligência artificial (IA) - ChatGPT. A pesquisa de caráter descritivo e explicativo busca identificar como elementos de nível textual, como componentes semânticos, composicionais e enunciativos, apresentam disparidade nos dois tipos de produção. O corpus contou com três resumos acadêmicos, um gerado pelo ChatGPT e dois produzidos por acadêmicos. A exploração dos textos permitiu uma experimentação a respeito da capacidade de produção textual entre humanos e IA, bem como a identificação de elementos que os diferenciam. Tendo em vista um mesmo enunciado/prompt de comando, os resultados demonstraram semelhanças quanto aos usos linguísticos para indicar orientação argumentativa e posturas enunciativas, como nas formas de referenciação ou citação, mas diferenças quando considerado um plano de texto de resumo acadêmico que contemple indicação de elementos como tema, objetivo, gênero e defesa de ponto de vista do texto base.

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Biografía del autor/a

Evandro de Melo Catelão, UTFPR

Doutor em Letras, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

2024-08-20

Cómo citar

CATELÃO, E. de M. Explorando a capacidade de produção textual e sentidos entre humanos e IA: estudo comparativo de resumos acadêmicos. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1835, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-35. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/74192. Acesso em: 25 ago. 2024.

Número

Sección

Algoritmos y sistemas de inteligencia artificial y significado de los procesos de producción