O Engajamento em comentários LGBTfóbicos na campanha publicitária "Como Explicar?" do Burger King

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-12

Palabras clave:

Análise Crítica do Discurso, Engajamento, Campanhas Publicitárias, Burger King, LGBT

Resumen

Campanhas publicitárias são meticulosamente elaboradas para alcançar o maior número possível de pessoas, utilizando uma variedade de estratégias adaptáveis para conquistar públicos-alvo. À medida que surgem questões sociais somadas a esse contexto, há uma crescente intenção de representar uma ampla gama de diversidade. Esta pesquisa visa analisar a recepção do público em relação a uma campanha publicitária pró-LGBT lançada pelo Burger King, veiculada no YouTube, compreendendo alguns aspectos abordados nas reações à campanha. Para isso, filiamo-nos à Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2003), que concebe discurso como uma parte essencial da prática social, influenciadora e mantenedora de estruturas de poder. Nosso corpus consistiu em 20 comentários retirados da seção de discussão da campanha publicitária no YouTube. Utilizamos o sistema de Avaliatividade (Martin; White, 2005) como ferramenta analítica da semântica do discurso, mais especificamente o subsistema de Engajamento, para verificar como esses 20 comentaristas se posicionaram e interagiram com outras vozes em seus textos.  Os comentários foram classificados conforme as subcategorias de Engajamento e, discutidos a partir de uma perspectiva linguístico-social. Os resultados revelaram que a maioria dos discursos é marcada por comentários LGBTfóbicos, que contestam a legitimidade da campanha e apresentam argumentos para negar a importância de abordar o tema na mídia. Esses discursos utilizam estratégias que dificultam o diálogo e excluem a comunidade LGBT+ dos espaços de consumo.

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Biografía del autor/a

Victor Gomes Milani, UFSM

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Raphael Michels Fantinato de Moura, UFSC

Mestre em estudos linguísticos em língua inglesa pelo Programa de Pós-graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGI/UFSC).

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Publicado

2024-03-27

Cómo citar

MILANI, V. G.; MOURA, R. M. F. de. O Engajamento em comentários LGBTfóbicos na campanha publicitária "Como Explicar?" do Burger King. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1812, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/72376. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos